Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/36149
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_MirianTheylaRibeiroGarcia.pdf1,8 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Silêncios e silenciados : o letramento literário de alunos surdos em turmas inclusivas no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos
Auteur(s): Garcia, Mirian Theyla Ribeiro
Orientador(es):: Tinoco, Robson Coelho
Assunto:: Educação literária
Literatura - estudo e ensino
Letramento literário
Leitura - literatura
Surdos - educação
Inclusão escolar
Date de publication: 16-jan-2020
Référence bibliographique: GARCIA, Mirian Theyla Ribeiro. Silêncios e silenciados: o letramento literário de alunos surdos em turmas inclusivas no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. 2019. 207 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: O presente estudo objetiva destacar elementos que fomentem a reflexão e o debate sobre a maneira como vem funcionando e como pode ser a oferta da educação literária, na perspectiva de formação do leitor, para alunos surdos inseridos em turmas inclusivas no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo de interação entre o leitor surdo e o texto literário em ambiente escolar não é isento de conflitos que, por vezes, resultam e refletem características que reproduzem a própria condição do ser surdo. Por essa perspectiva, propõe-se que (re)conhecer e entender elementos de aproximação e de distanciamento, identificação e incompatibilidade entre a literatura e o aluno surdo são atitudes que podem contribuir para a formação escolar e humanística destas pessoas.
Abstract: The present study aims to highlight elements that foster reflection and debate on the way has been working and how could be the offer of Literary Education for deaf students included in inclusive teaching classes in the perspective of the reader's formation. The process of interaction between the deaf reader and the literary text in a school environment is not free of conflicts that, sometimes, result and reflect characteristics that reproduce the very condition of being deaf. From this perspective, it is proposed that (re) knowing and understanding elements of approximation and distance, identification and incompatibility between literature and the deaf student are attitudes that can contribute to the educational and humanistic formation of these people.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36149/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.