Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
dc.contributor.author | Silva, Alessandra Lisboa da | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-27T16:11:54Z | - |
dc.date.available | 2019-12-27T16:11:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alessandra Lisboa da. Uma engenharia didática para aprendizagem de geometria analítica no ensino médio. 2019. 245 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36023 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A geometria analítica é um ramo importante da Matemática, serve de instrumento para outras
áreas do conhecimento, e, quando aprendida, precisa estar conectada à realidade. No
entanto, ao ser trabalhada nas diversas etapas de escolarização, a geometria tem
apresentado problemas, tanto no seu ensino quanto na sua aprendizagem, um exemplo é a
dificuldade de assimilação dos conceitos de geometria analítica por parte dos estudantes do
3º ano do ensino médio. Espera-se que a escola de Ensino Médio oportunize às juventudes,
experiências de ensino que lhes garantam as aprendizagens necessárias para a leitura da
realidade, permitindo-lhes definir seu projeto de vida. Esta escola precisa ter um ambiente
motivacional, inovador, inclusivo, que torne o ensinar e o aprender mais atraente, que
promova a aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a habilidade de
trabalharem em grupo, em consonância com as novas reivindicações da sociedade produtiva
e do conhecimento. A partir dessa perspectiva, a presente tese teve como objetivo analisar
os resultados de uma sequência didática que envolve um jogo colaborativo de geometria
analítica, nos processos de aprendizagem do estudo do ponto e da reta para os estudantes
do 3o ano do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa que teve como trilha teórica
pressupostos da aprendizagem colaborativa, dos pequenos grupos colaborativos, do jogo e
da influência francesa da “Didática da Matemática”, à luz da Teoria das Situações Didáticas
de Brousseau (2008). Esta investigação, de natureza qualitativa, constituiu-se em um estudo
de caso e pesquisa participante que analisou as potencialidades de uma sequência didática
em forma de jogo, desenvolvida em pequenos grupos colaborativos, a partir das interações
dialógicas estabelecidas entre os sujeitos da pesquisa, relacionadas à aprendizagem dos
conceitos matemáticos propostos de Geometria Analítica. Esta sequência foi aplicada aos
estudantes de 7 turmas de 3o ano do Ensino Médio, de uma escola pública do Distrito Federal.
Como metodologia de pesquisa e análise dos dados, utilizamos a Engenharia Didática de
Artigue (1996), com a realização das fases constituintes do método. Preceitos da análise de
conteúdo de Bardin (2010) foram utilizados para complementar as análises dos dados, com
processo de categorização emergente-misto. Esta investigação adotou diferentes técnicas e
instrumentos de construção dos dados. Os resultados do estudo sinalizam que o
desenvolvimento de sequências didáticas contextualizadas, atividades ludo-didáticas e
utilização de materiais concretos, estimula a aprendizagem colaborativa, possibilitando a
interação dialógica entre os estudantes do ensino médio, favorecendo a autonomia intelectual
e a aprendizagem do estudo do ponto e da reta. O estudo também revelou que a Engenharia
Didática forneceu subsídios importantes para a organização didática e análises do processo
de consolidação, ampliação e aprofundamento de conceitos matemáticos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma engenharia didática para aprendizagem de geometria analítica no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria analítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Didática - ensino médio | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Analytic geometry is an important branch of Mathematics, used as a tool in other knowledge
areas, in which during its learning process needs to be connected to reality. However, as
geometry is taught in the many levels of education, it has shown problems both in its teaching
and learning, an example is the difficulty of the assimilation of concepts of analytic geometry
by third-year high school students. One of the objectives of high schools is that it gives
opportunities for youth, educational experiences that ensure the proper learning for the
assessment of reality, enabling them to define their life plans. This school needs to be a
motivational, innovating, and inclusive environment in which learning and teaching are more
appealing, thus promoting collaborative learning, with the results of students being able to
develop skills for working in groups, accordingly to the new demands of the productive and
knowledge society. From this perspective, this thesis holds as objective to analyze the results
of a didactic sequence that engages in a collaborative game of analytic geometry, focusing in
the learning processes of the study of the point and the line for students of the third year of
high school. This research bears theoretical arguments based on the premises of the
collaborative learning, small collaborative groups, games and the French influence of the
“Didactic of Mathematics”, under the Theory of Didactical Situations from Brousseau (2008).
The qualitative nature of the study was rooted in a case study and in a participatory research
that analyzed the potentialities of a didactic sequence in the form of a game, based in small
collaborative groups, under the dialogical interactions established between the research
subjects, related with the learning of the suggested mathematical concepts of analytic
geometry. In total, 7 classes of the third year of a public high school from the Federal District,
Brazil, experienced this sequence. As research methodology and data analysis, we used the
Didactic Engineering from Artigue (1996), realizing the constituent phases of the method.
Additionally, we used the principles from the content analysis from Bardin (2010) in order to
enrich the data analysis, based on the emerging-mixed categorization process. In this
research, we adopted different tools and techniques for the data building. The results indicate
that the development of contextualized didactic sequences, ludo-didactic activities, and the
use of tangible materials stimulate the collaborative learning which allows the dialogical
interaction between the high school students, fostering the intellectual autonomy and the
learning of the point and the line. Furthermore, the study also points out that the Didactical
Engineering supplied with important subsidies for the didactical organization and the analysis
of the process of consolidation, broadening and deepening of the mathematical concepts. | pt_BR |
dc.description.abstract4 | RIASSUNTO ANALITICO :
La geometria analitica è un ramo importante della matematica, funge da strumento per altre
aree della conoscenza e, una volta appresa, deve essere collegata alla realtà. Tuttavia, la
geometria, quando si lavora nelle varie fasi della scuola, ha presentato problemi sia nel suo
insegnamento che nel suo apprendimento, un esempio è la difficoltà dell’ assimilazione dei
concetti della geometria analitica da parte degli studenti del terzo anno di scuola liceo. È
aspettato che il liceo fornirà ai giovani esperienze di insegnamento che garantiranno loro
l'apprendimento necessario per leggere la realtà, consentendo loro di definire il loro progetto
di vita. Questa scuola bisogno di avere un ambiente motivazionale, innovativo e inclusivo che
renda l'insegnamento e l'apprendimento più attraenti, promuovendo l'apprendimento
collaborativo, sviluppando negli studenti la capacità di lavorare in gruppo, in linea con le nuove
esigenze della società produttiva e della conoscenza. Da questa prospettiva, questa tesi
mirava ad analizzare i risultati di una sequenza didattica che prevede un gioco collaborativo
di geometria analitica, nei processi di sapere dello studio del punto e della linea diritta per gli
studenti del 3o anno dell'insegnamento di mezzo. Si tratta di una ricerca che aveva come
percorso teorico presupposto l'apprendimento collaborativo, i piccoli gruppi collaborativi, il
gioco e l'influenza francese della "Didattica della matematica", alla luce della Teoria delle
Situazioni Didattiche di Brousseau (2008). Questa ricerca qualitativa consisteva in un caso di
studio e una ricerca partecipante che analizzava le potenzialità di una sequenza didattica in
forma di gioco, sviluppata in piccoli gruppi collaborativi, basata sulle interazioni dialogiche
stabilite tra le materie di ricerca, relative all'apprendimento dei concetti matematici proposti di
Geometria analitica. Questa sequenza è stata applicata agli studenti di 7 classi del 3º anno
dell'Insegnamento di Mezzo, di una scuola pubblica del Distretto Federale, Brasile. Come
metodologia di ricerca e l’analisi dei dati, abbiamo utilizzato l'Ingegneria Didattica di Artigue
(1996), con la realizzazione delle fasi costitutive del metodo. I precetti dell'analisi del contenuto
di Bardin (2010) sono stati utilizzati per integrare le analisi dei dati, con il processo di
categorizzazione emergere mescolato. Questa ricerca ha adottato diverse tecniche e
strumenti di costruzione dei dati. I risultati di questo studio indicano che lo sviluppo di
sequenze didattiche contestualizzate, attività ludodidattica e l'uso di materiali concreti stimola
l'apprendimento collaborativo, consentendo l'interazione dialogica tra studenti studenti del
mezzo insegnare, favorendo l'autonomia intellettuale e imparando lo studio del punto e della
linea diritta. Lo studio ha anche rivelato che l'ingegneria didattica ha fornito importanti sussidi
per l'organizzazione didattica e l'analisi del processo di consolidamento, dell'ingrandimento e
dell'aprofundamento di concetti matematici. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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