Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/36015
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
1998_AntonioFelipeGalvaodaSilva.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
3,52 MBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Titre: Marketing em unidades de informação : estudo de caso na biblioteca do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados, CPAC, da Embrapa : pesquisa qualitativa de opinião
Auteur(s): Silva, Antônio Felipe Galvão da
Orientador(es):: Tarapanoff, Kira
Assunto:: Usuários de bibliotecas
Marketing - bibliotecas
Unidades de informação
Embrapa
Date de publication: 20-déc-2019
Référence bibliographique: SILVA, Antônio Felipe Galvão da. Marketing em unidades de informação: estudo de caso na biblioteca do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados, CPAC, da Embrapa: pesquisa qualitativa de opinião. 1998. v, 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1998.
Résumé: O objetivo deste trabalho foi o de avaliar as influências que os conceitos de marketing têm exercido na administração de unidades de informação. Foi realizada uma pesquisa de opinião, em debates de grupos focais, formados por indivíduos do público-alvo, com a finalidade de investigar se a unidade utiliza o conhecimento dos seus desejos, necessidades e demandas para realizar o ciclo documentário. Foram entrevistadas as esferas administrativas às quais cada unidade é subordinada, com a finalidade de avaliar se é considerada comprometida com o cumprimento da missão, objetivos e metas da instituição, condições essas que permitiriam considerar se uma dada unidade pode ou não ser considerada orientada para marketing. A pesquisa foi realizada na Biblioteca do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados - CPAC, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e revelou a dissonância que existe entre o discurso da empresa, que declara adotar o marketing como filosofia de conduta, e a prática, que demonstra que seus conceitos não são utilizados. Conclui-se que a biblioteca não é centrada em seus usuários e, portanto, não é orientada para marketing. Uma das questões levantadas por este trabalho era saber qual a razão desses conceitos não serem utilizados na prática. Conforme é sugerido na conclusão da revisão de literatura, as unidades de informação são, na realidade, organizações diversificadas. Verifica-se, nas atividades da biblioteca do CPAC, o desenvolvimento de pelo menos cinco diferentes ramos de negócios. Isto, entre outras razões, demonstra que a literatura desenvolvida é inadequada para essas unidades. A pesquisa indica a necessidade do desenvolvimento de estudos de casos, a apresentação de experiências realizadas e uma discussão aprofundada sobre a natureza dos negócios dessas unidades para a consolidação do corpo teórico do marketing aplicado às unidades de informação. É incluído, também, um modelo hipotético genérico de unidade de informação orientada para marketing, para discussões posteriores.
Abstract: The purpose of the present study was to investigate the marketing concepts influences upon information services management. An opinion research was made by focus groups debates among Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados - CPAC (Savannahs Agricultural Research Center), from Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa (Brazilian Agricultural Research Enterprise) Library target public users, to find out about the use of their desires, necessities and demands knowledge to administrate the documentary cycle. The administration leveis, related to this Library, were interviewed to find out if it is committed to the mission, objectives and goals of the institution. Both conditions permit to consider if the library is marketing oriented or not. The research revealed the lack between company speech, which declares to have adopted the marketing as philosophy, and the practice which indicates that those concepts are not applíed. It concludes that such library is not users-centred and therefore it is not marketing-oriented. One of the questions raised by this study was to understand why those concepts are not applied in the practice. As suggested by the conclusion of the literature review, which says that those services are diversified organisations, it was observed at the CPAC library at least five different business natures. This, and some other reasons, suggest that this literature is inappropriate to libraries. The research shows the need to develop case studies and experiments reports in order to consolidate the theoretical approach of the information services marketing. Also includes a marketing-oriented information service generic hypothetical model for further discussions.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1998.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36015/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.