http://repositorio.unb.br/handle/10482/35949
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_GrazieleAraújoMoura.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Riscos inerentes ao processo de concessão : o caso dos aeroportos brasileiros |
Outros títulos: | Risks inherent to the concession process : the case of Brazilian airports |
Autor(es): | Moura, Graziele Araujo |
Orientador(es): | Rocha, Carlos Henrique Marques da |
Assunto: | Aeroportos - concessões administrativas Infraestrutura aeroportuária Investimentos - análise |
Data de publicação: | 11-Dez-2019 |
Data de defesa: | 16-Mai-2019 |
Referência: | MOURA, Graziele Araujo. Riscos inerentes ao processo de concessão: o caso dos aeroportos brasileiros. 2019. xv, 104 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A insuficiência de infraestrutura de transporte constitui um gargalo para o desenvolvimento de uma nação e para sua competitividade em âmbito internacional. Tais infraestruturas exigem vultosos investimentos financeiros e países como o Brasil encontram dificuldades para ter tais projetos financiados por investidores privados. Esta pesquisa tem por objetivo identificar os riscos que influenciam a atratividade de investimentos privados em projetos de infraestrutura aeroportuária no Brasil. Para isto foi feito um estudo aprofundado dos aspectos teóricos do Project Finance e da análise de projetos para que pudesse ser desenvolvida uma metodologia, a qual foi baseada no PMBOK para identificação de riscos. Foram ouvidos especialistas que têm experiência na área de concessão de aeroportos e análise de riscos. A aplicação da metodologia desenvolvida permitiu identificar que, na percepção dos especialistas, e suas experiências com os contratos de concessão de infraestruturas aeroportuárias brasileiras, os principais riscos são de demanda, de retração econômica e de aprovações de licenças. A análise dos riscos que foram identificados possibilitou concluir que a transformação do risco em fator determinante da atratividade está diretamente relacionada em como este é tratado e alocado no contrato de concessão para que de fato atraia o investidor para o projeto. |
Abstract: | The transport infrastructure deficiency causes a bottleneck, delaying a Nation’s development and its competitiveness worldwide. Such infrastructure demands large-scale financial investments and countries just as Brazil find it difficult to have these projects financed. This research aims at identifying the main risks which determine and influence the attraction of private investments. Through a theoretical frame based on the Project Finance and the project analysis, it has been developed a methodology. The PMBOK was also used as a tool in order to direct the research towards the identification of risks, supporting the definition of the main determining facts. Some specialists, which have vast field experience in airport concessions and risk analysis, have been surveyed. The application of the methodology allowed identifying that, in the perception of the specialists and taking into account their experience in Brazilian airport infrastructure concession contracts, the main risks are demand, flagging economy and the approval of permits. The analysis of the identified risks brought about the conclusion that transforming risks into determining factors of attraction is directly related to how risks are dealt with and allocated to concession contracts so that investors are actually interested. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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