Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rocha, Carlos Henrique Marques da | - |
dc.contributor.author | Moura, Graziele Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T19:58:51Z | - |
dc.date.available | 2019-12-11T19:58:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-16 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Graziele Araujo. Riscos inerentes ao processo de concessão: o caso dos aeroportos brasileiros. 2019. xv, 104 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35949 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A insuficiência de infraestrutura de transporte constitui um gargalo para o desenvolvimento
de uma nação e para sua competitividade em âmbito internacional. Tais infraestruturas
exigem vultosos investimentos financeiros e países como o Brasil encontram dificuldades
para ter tais projetos financiados por investidores privados. Esta pesquisa tem por objetivo
identificar os riscos que influenciam a atratividade de investimentos privados em projetos de
infraestrutura aeroportuária no Brasil. Para isto foi feito um estudo aprofundado dos aspectos
teóricos do Project Finance e da análise de projetos para que pudesse ser desenvolvida uma
metodologia, a qual foi baseada no PMBOK para identificação de riscos. Foram ouvidos
especialistas que têm experiência na área de concessão de aeroportos e análise de riscos. A
aplicação da metodologia desenvolvida permitiu identificar que, na percepção dos
especialistas, e suas experiências com os contratos de concessão de infraestruturas
aeroportuárias brasileiras, os principais riscos são de demanda, de retração econômica e de
aprovações de licenças. A análise dos riscos que foram identificados possibilitou concluir que
a transformação do risco em fator determinante da atratividade está diretamente relacionada
em como este é tratado e alocado no contrato de concessão para que de fato atraia o investidor
para o projeto. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Riscos inerentes ao processo de concessão : o caso dos aeroportos brasileiros | pt_BR |
dc.title.alternative | Risks inherent to the concession process : the case of Brazilian airports | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos - concessões administrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura aeroportuária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Investimentos - análise | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The transport infrastructure deficiency causes a bottleneck, delaying a Nation’s development
and its competitiveness worldwide. Such infrastructure demands large-scale financial
investments and countries just as Brazil find it difficult to have these projects financed. This
research aims at identifying the main risks which determine and influence the attraction of
private investments. Through a theoretical frame based on the Project Finance and the project
analysis, it has been developed a methodology. The PMBOK was also used as a tool in order
to direct the research towards the identification of risks, supporting the definition of the main
determining facts. Some specialists, which have vast field experience in airport concessions
and risk analysis, have been surveyed. The application of the methodology allowed
identifying that, in the perception of the specialists and taking into account their experience in
Brazilian airport infrastructure concession contracts, the main risks are demand, flagging
economy and the approval of permits. The analysis of the identified risks brought about the
conclusion that transforming risks into determining factors of attraction is directly related to
how risks are dealt with and allocated to concession contracts so that investors are actually
interested. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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