Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35887
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1988_MariaSuelyMachadoMartins.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
3,03 MBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Título : Desenvolvimento e testagem piloto de um instrumento para aferir apreciação pela leitura baseado na taxionomia de objetivos educacionais : aplicação a alunos de graduação em Biblioteconomia da Universidade de Brasília
Autor : Martins, Maria Suely Machado
Orientador(es):: Rodrigues Júnior, José Florêncio
Coorientador(es):: Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Assunto:: Educação
Objetos de aprendizagem
Biblioteconomia - estudo e ensino
Fecha de publicación : 22-nov-2019
Citación : MARTINS, Maria Suely Machado. Desenvolvimento e testagem piloto de um instrumento para aferir apreciação pela leitura baseado na taxionomia de objetivos educacionais: aplicação a alunos de graduação em Biblioteconomia da Universidade de Brasília. 1988. xv, 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Documentação)–Universidade de Brasília, Brasília. 1988.
Resumen : Com base no Domínio Afetivo da Taxionomia de Objetivos Educacionais elaborou-se um instrumento para aferir o grau de apreciação de estudantes pela leitura. O instrumento, composto de vinte e cinco itens com quatro alternativas cada um, estabelece uma hierarquia de comportamentos em relação à leitura, com vistas a verificar a intensidade de apreciação pela leitura por parte de um grupo de estudantes. Esta hierarquia obedece à seqüência de níveis que constituem o Domínio Afetivo, a saber: Acolhimento, Resposta e Valorização. A coleta de dados foi efetuada junto a alunos de graduação em Biblioteconomia da Universidade de Brasília. Para testar a validade do instrumento utilizou-se dois critérios distintos: aplicação do questionário a dois grupos opostos, visando destacar características específicas e aplicação do Coeficiente de Correlação de Pearson, para verificar a homogeneidade das respostas. Os resultados demonstraram a validade do instrumento ao apresentarem diferença nos níveis alcançados pelos dois grupos pesquisados e a consistência da maioria das questões. Quanto à apreciação pela leitura a pesquisa posicionou a maioria da amostra nos níveis de Resposta e Valorização.
Abstract: The study develops an instrument for measuring the degree of appreciation for reading among students, and is based on Affective Domain as defined in the Taxonomy of Educational Objectives, The instrument, comprising twenty-five items, each with four alternatives, establishes a behavioral hierarchy in relation to reading habits, in order to verify the intensity of appreciation for reading as shown by a group of stüdents. This hierarchy conforms to the level sequence which constitute Affective Domain, that is Receiving, Response and Valuing. Data was collected among undergraduate students in the Department of Library Science of the University of Brasilia. Two distincts criteria were used to test the validity of the instrument; a questionnaire was given to two opposite groups in order to point up specific characteristics, and verification of response homogeneity was done by means of the Pearson‘s Correlation Coefficient. The findings demonstrated the validity of the instrument by showing the different levels obtained by the two groups studied, and the consistency of the questionnaire. Results of the study place the majority of the sample on the Response and Valúing level regarding appreciation of reading.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Biblioteconomia, 1988.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/35887/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.