Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lopes, Othon de Azevedo | - |
dc.contributor.author | Moura, Rodrigo Sérgio Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T17:21:17Z | - |
dc.date.available | 2019-11-08T17:21:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-27 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Rodrigo Sérgio Ferreira de. Regulação do agronegócio da fruticultura no Semiárido sob o prisma da teoria da Regulação Responsiva. 2019. 152 f., il. Tese (Doutorado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35765 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho avalia a perspectiva da regulação do agronegócio da fruticultura irrigada
na Região Semiárida do Brasil, tendo como base os pressupostos da teoria da
Regulação Responsiva em sua vertente da regulação em rede. Teve como objetivo
verificar se essa teoria pode ser utilizada para a regulação do agronegócio da
fruticultura irrigada no Semiárido brasileiro e se há vantagens da sua utilização em
relação a regulação atual. Utilizou-se a teoria da Regulação Responsiva em sua
vertente da regulação em rede, tendo em vista que esta se fundamenta na perspectiva
de que a regulação de uma atividade econômica deve ser pautada por regras fluidas
e adaptativas, eficazes às necessidades do setor, e realizada de forma cooperativa
entre as partes envolvidas. A estrutura regulatória do agronegócio brasileiro, e por
consequência da fruticultura irrigada no Semiárido, é constituída por meio de uma
estrutura burocrática e centralizada no governo federal, criada por leis, decretos,
portarias e instruções normativas, elaboradas por um corpo técnico e político pouco
atento à complexidade e ao dinamismo do agronegócio. Necessita-se, assim, de um
modelo regulatório mais coordenado para o agronegócio da fruticultura irrigada do
Semiárido brasileiro, com a participação do governo e de outros atores como os
produtores, organismos certificadores, ONGs, varejistas, consumidores, de forma
responsiva. A regulação do agronegócio no Brasil representa um gargalo para o
desenvolvimento do setor produtivo da fruticultura no Semiárido. Este setor necessita
de regras mais claras e de uma regulação moderna e essencialmente técnica. As
certificações são uma exigência fundamental para as exportações no setor da
fruticultura irrigada no Semiárido. A teoria da Regulação Responsiva em rede pode
ser utilizada para a regulação do agronegócio da fruticultura irrigada no Semiárido
brasileiro, permitindo a participação de todos os atores envolvidos, de forma
responsiva, e garantirá como vantagens, em relação ao atual modelo regulatório,
maior agilidade e dinamismo a esse setor. Haverá, também, maior comprometimento
das partes envolvidas na regulação em atender ao que foi regulado, pois, terão
participado do processo regulatório e estarão mais comprometidas moralmente em
seu cumprimento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Regulação do agronegócio da fruticultura no Semiárido sob o prisma da teoria da Regulação Responsiva | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação responsiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agronegócio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Semiárido brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rede de colaboração | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work evaluates the perspective of agribusiness regulation of irrigated fruit
production in the Semi-Arid Region of Brazil, based on the assumptions of the theory
of Responsive Regulation in its aspect of network regulation. The objective was to
verify if this theory can be used for the regulation of the agribusiness of irrigated fruit
production in the Brazilian Semi-Arid and whether there are advantages of its use over
the current regulation. The theory of Responsive Regulation was used in its aspect of
network regulation, considering that this is based on the perspective that the regulation
of an economic activity must be guided by fluid and adaptive rules, effective to the
needs of the sector, and carried out in a cooperative way between the parties involved.
The regulatory structure of Brazilian agribusiness, and as a consequence of irrigated
fruit growing in the Semi-Arid Region, is constituted by means of a bureaucratic
structure and centralized in the federal government, created by laws, decrees,
ordinances and normative instructions, prepared by a technical staff and politician
somewhat attentive to the complexity and dynamism of agribusiness. It is necessary,
therefore, a more coordinated regulatory model for the agribusiness of irrigated fruit
farming in the Brazilian Semi-Arid Region, with the participation of government and
other actors such as producers, certifying bodies, NGOs, retailers, consumers,
responsibly. The regulation of agribusiness in Brazil represents a bottleneck for the
development of the productive sector of fruit growing in the Semi-Arid Region. This
sector needs clearer rules and modern and essentially technical regulation. The
Certifications are a fundamental requirement for exports in the irrigated fruit sector in
the Semi-Arid Region. The theory of Responsive Network Regulation can be used to
regulate the agribusiness of irrigated fruit production in the Brazilian Semi-Arid Region,
allowing the participation of all the actors involved, in a responsive way, and will ensure
as advantages, in relation to the current regulatory model, greater agility and
dynamism to this sector. There will also be greater commitment by the parties involved
in regulation to comply with what has been regulated, they will have participated in the
regulatory process and will be more morally committed to complying with them. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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