http://repositorio.unb.br/handle/10482/35678
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_PriscilaFormigadosSantos.pdf | 6,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional : uma análise sobre a construção multimodal do feminino |
Autor : | Santos, Priscila Formiga dos |
Orientador(es):: | Ferraz, Janaína de Aquino |
Assunto:: | Português como Língua Adicional (PLA) Livros didáticos Representação literária Mulheres na literatura |
Fecha de publicación : | 24-oct-2019 |
Data de defesa:: | 22-mar-2019 |
Citación : | SANTOS, Priscila Formiga dos. A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional: uma análise sobre a construção multimodal do feminino. 2019. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Esta pesquisa, intitulada A Representação da Mulher Brasileira em Livros Didáticos de Português Brasileiro como Língua Adicional: uma análise sobre a construção multimodal do feminino, tem como foco um olhar sobre a representação das mulheres em Livros Didáticos de Português Brasileiro como Língua Adicional, objetivando analisar a construção da imagem das mulheres brasileiras nas seções destinadas à leitura em Livros Didáticos de Português Brasileiro como Língua Adicional; os objetivos específicos consistem em: observar a visão produzida sobre as mulheres brasileiras em textos multimodais; desvelar pelo viés da Teoria da Multimodalidade e da ADC as marcações de poder envolvidas no processo de significação multimodal e discursivo; identificar quais aspectos ideológicos são mais preponderantes na representação do feminino nos textos selecionados e as prováveis implicações para o ensino. Para alcançar esse objetivo, são analisados oito textos multimodais inseridos em livros didáticos de PBLA (Panorama Brasil, 2006; Novo Avenida Brasil, 2008; Muito Prazer!, 2008; Bons Negócios, 2013, Falar, Ler e Escrever, 2018). A metodologia adotada para este estudo é de natureza qualitativa e as categorias de análise são adotadas de Kress e van Leeuwen (2006); van Leeuwen (1997; 2008) e Fairclough (2008). A análise é fundamentada na Teoria da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2008), na Teoria da Semiótica Social e da Multimodalidade (KRESS, VAN LEEUWEN, 2006) e na Representação dos Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 1997, 2008). Ao analisar os textos multimodais foi possível evidenciar que os/as produtores/as de Livros Didáticos inserem o tema mulheres em seus textos, ressaltando a representação das mulheres em esferas específicas da sociedade. A pesquisa permite a reflexão a respeito do modo como as mulheres estão sendo representadas por meio de múltiplas semioses, bem como seus papéis desempenhados, essas construções implicam visões limitadas e estereotipadas acerca das mulheres brasileiras no contexto de ensino. |
Abstract: | This research the investigates the representation of women in textbooks of Brazilian Portuguese as a additional language, aiming to analyze the construction of meanings regarding women through multimodal texts; To investigate the roles that Brazilian women play in the multimodal texts of these textbooks, and thus discuss their implication for teaching. To achieve this objective, eight multimodal texts inserted in textbooks of PBLAa (Panorama Brasi,2006; Novo Avenida Brasil, 2008; Muito Prazer!, 2008; Bons Négócios, 2013, Falar, ler e escrever, 2018). The methodology adopted for this study is from qualitative nature and the categories of analysis are adopted from Kress and Van Leeuwen (2006); Van Leeuwen (1997; 2008) and Fairclough (2008). The analysis is based such as the theory of Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2008), in the theory of social semiotics and Multimodality (Kress, Van Leeuwen, 2006) and The Representation of Social Actors (van Leeuwen, 1997, 2008). When analyzing the multimodal texts, it was possible to show that the producers of textbooks insert the theme women in their texts, highlighting the representation of women in specific spheres of society. The research allows reflection on how women are being represented through multiple semioses, thus their roles performed, these constructions imply limited and stereotyped visions about Brazilian women in Teaching context. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.