http://repositorio.unb.br/handle/10482/35431
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_RocíoMoralesVázquez.PDF | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Os erros na oralidade e o feedback corretivo : crenças e ações de duas professoras de espanhol para aprendizes brasileiros |
Autor(es): | Morales Vázquez, Rocío |
Orientador(es): | Mukai, Yûki |
Assunto: | Língua espanhola - estudo e ensino Professores - língua estrangeira Feedback corretivo Professores - prática de ensino |
Data de publicação: | 16-Set-2019 |
Data de defesa: | 15-Mar-2019 |
Referência: | MORALES VÁZQUEZ, Rocío. Os erros na oralidade e o feedback corretivo: crenças e ações de duas professoras de espanhol para aprendizes brasileiros. 2019. 190 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Esta pesquisa investiga as crenças e ações referentes ao feedback corretivo fornecido pelos professores de espanhol como língua estrangeira (LE) em relação aos erros da oralidade cometidos por seus alunos, baseando-nos em Barcelos (2004; 2007; 2010), Conceição (2004) e Mukai (2012; 2014) para o estudo das crenças, Borg (2009), Gabillon (2012) e Phipps e Borg (2009) para as crenças dos professores em particular; em Krashen (1982), Mukai (2009), Ortiz Álvarez (2012), Selinker (1972) e Swain (1995) para o estudo do erro; e em Battistella (2015), Lyster e Ranta (1997), Lyster e Saito (2010), Lyster, Saito e Saito (2012) e Menti (2003; 2006) para o estudo do feedback corretivo da oralidade dentre outros. As conexões entre crenças e ações são estudadas sob a perspectiva da relação hermenêutica (BARCELOS, 2010; RICHARDSON, 1996) e analisadas procurando concordâncias e discrepâncias entre as mesmas, visando à compreensão destas últimas. A pesquisa, seguindo os princípios do método qualitativo, é um estudo de caso interpretativista com duas participantes, e realizou-se seguindo a abordagem contextual das pesquisas sobre crenças. O contexto de pesquisa foi uma escola de línguas vinculada a uma universidade pública do Distrito Federal, e nele realizou-se a coleta de dados mediante observação de aula, notas de campo, diário de anotações das participantes da pesquisa, questionário semiestruturado e entrevista individual semiestruturada. Após a análise dos dados, verificou-se que as professoras de espanhol acreditam que o erro é um elemento inerente à aprendizagem de línguas e que o feedback corretivo pode trazer benefícios, como a reflexão sobre o erro. Por outro lado, as suas crenças centrais, baseadas na experiência enquanto alunas, expressam seus receios sobre as influências que o feedback corretivo pode ter na dimensão afetiva do aluno. O feedback fornecido pelas professoras foi quase que exclusivamente via recast no caso de uma das participantes e no caso da outra, houve predomínio do recast, seguido do pedido de esclarecimento. Por último, na relação entre crenças e ações, identificou-se a influência das primeiras nas segundas, e olharam-se as concordâncias e discrepâncias entre as crenças identificadas e as ações observadas. Houve um maior número de concordâncias, entendendo-se que os fatores contextuais permitem que exista uma relação harmônica entre crenças e ações. As discrepâncias foram compreendidas levando em consideração a constituição do sistema de crenças das professoras no qual existem crenças centrais e periféricas, sendo que as primeiras apresentaram-se como fortes influências quando se trata de realizar escolhas sobre o feedback corretivo fornecido. |
Abstract: | This research investigates the beliefs and practices regarding corrective feedback provided by teachers of Spanish as a foreign language (ELE) while correcting students' oral performance. This work is based on Barcelos (2004; 2007; 2010), Conceição (2004) and Mukai (2012; 2014) concerning the study of beliefs and on Borg (2009), Gabillon (2012) and Phipps & Borg (2009) for the approach of the beliefs attributed to teachers in particular; on Krashen (1982), Mukai (2009), Ortiz Álvarez (2012), Selinker (1972) and Swain (1995) for the study of errors; and on Battistella (2015), Lyster & Ranta (1997), Lyster & Saito (2010), Lyster, Saito & Saito (2012), as well as Menti (2003; 2006) for features related to oral corrective feedback, among others. The relationship between teachers' beliefs and practices is dealt with under the perspective of a hermeneutic approach (BARCELOS, 2010; RICHARDSON, 1996) and analyzed considering their concordances and discrepancies aiming at the comprehension of the latter. This investigation, following the principles of qualitative research, is an example of an interpretivist case study which includes two participants. Moreover, it was conducted following the contextual approach to existing research on beliefs. The context of the present research was a language school attached to a public university in Distrito Federal, Brazil, and the method of data collection encompassed class observations, fieldnotes, participation journals, a semi-structured interview, along with a semi-structured individual interview. After the analysis of research data, it was noticed that the teachers of spanish believe that an error is an element which is inherent to language learning and that corrective feedback may bring benefits such as reflecting upon the error. On the other hand, their beliefs, based on their own experience as learners, express their concerns regarding the influences corrective feedback may have on pupils' affective dimension. The kind of feedback provided by the teacher was, in the case of Sofia's practice, almost exclusively via recast; in Maria's case study, there was a predominance of recast, followed by situations of clarification request. Lastly, this study has observed the beliefs inherent to the teachers and their influence over their individual practices, as well as the concordances and discrepancies identified and the actions which derived from them. The yielded results revealed a more frequent occurrence of concordances, which leads to the understanding that contextual factors enable a more harmonic relationship between beliefs and practices. The discrepancies were understood taking into account the set of teachers' beliefs which can be core or peripheral. Thus, the present analysis shows that the so-called core beliefs have proven to be strong influences when it comes to making decisions about the provision of corrective feedback. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.