Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mukai, Yûki | - |
dc.contributor.author | Morales Vázquez, Rocío | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-16T11:18:07Z | - |
dc.date.available | 2019-09-16T11:18:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-16 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-15 | - |
dc.identifier.citation | MORALES VÁZQUEZ, Rocío. Os erros na oralidade e o feedback corretivo: crenças e ações de duas professoras de espanhol para aprendizes brasileiros. 2019. 190 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35431 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga as crenças e ações referentes ao feedback corretivo fornecido
pelos professores de espanhol como língua estrangeira (LE) em relação aos erros da
oralidade cometidos por seus alunos, baseando-nos em Barcelos (2004; 2007; 2010),
Conceição (2004) e Mukai (2012; 2014) para o estudo das crenças, Borg (2009),
Gabillon (2012) e Phipps e Borg (2009) para as crenças dos professores em particular;
em Krashen (1982), Mukai (2009), Ortiz Álvarez (2012), Selinker (1972) e Swain
(1995) para o estudo do erro; e em Battistella (2015), Lyster e Ranta (1997), Lyster e
Saito (2010), Lyster, Saito e Saito (2012) e Menti (2003; 2006) para o estudo do
feedback corretivo da oralidade dentre outros. As conexões entre crenças e ações são
estudadas sob a perspectiva da relação hermenêutica (BARCELOS, 2010;
RICHARDSON, 1996) e analisadas procurando concordâncias e discrepâncias entre as
mesmas, visando à compreensão destas últimas. A pesquisa, seguindo os princípios do
método qualitativo, é um estudo de caso interpretativista com duas participantes, e
realizou-se seguindo a abordagem contextual das pesquisas sobre crenças. O contexto
de pesquisa foi uma escola de línguas vinculada a uma universidade pública do Distrito
Federal, e nele realizou-se a coleta de dados mediante observação de aula, notas de
campo, diário de anotações das participantes da pesquisa, questionário semiestruturado
e entrevista individual semiestruturada. Após a análise dos dados, verificou-se que as
professoras de espanhol acreditam que o erro é um elemento inerente à aprendizagem de
línguas e que o feedback corretivo pode trazer benefícios, como a reflexão sobre o erro.
Por outro lado, as suas crenças centrais, baseadas na experiência enquanto alunas,
expressam seus receios sobre as influências que o feedback corretivo pode ter na
dimensão afetiva do aluno. O feedback fornecido pelas professoras foi quase que
exclusivamente via recast no caso de uma das participantes e no caso da outra, houve
predomínio do recast, seguido do pedido de esclarecimento. Por último, na relação entre
crenças e ações, identificou-se a influência das primeiras nas segundas, e olharam-se as
concordâncias e discrepâncias entre as crenças identificadas e as ações observadas.
Houve um maior número de concordâncias, entendendo-se que os fatores contextuais
permitem que exista uma relação harmônica entre crenças e ações. As discrepâncias
foram compreendidas levando em consideração a constituição do sistema de crenças das
professoras no qual existem crenças centrais e periféricas, sendo que as primeiras
apresentaram-se como fortes influências quando se trata de realizar escolhas sobre o
feedback corretivo fornecido. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os erros na oralidade e o feedback corretivo : crenças e ações de duas professoras de espanhol para aprendizes brasileiros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feedback corretivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática de ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigates the beliefs and practices regarding corrective feedback
provided by teachers of Spanish as a foreign language (ELE) while correcting students'
oral performance. This work is based on Barcelos (2004; 2007; 2010), Conceição
(2004) and Mukai (2012; 2014) concerning the study of beliefs and on Borg (2009),
Gabillon (2012) and Phipps & Borg (2009) for the approach of the beliefs attributed to
teachers in particular; on Krashen (1982), Mukai (2009), Ortiz Álvarez (2012), Selinker
(1972) and Swain (1995) for the study of errors; and on Battistella (2015), Lyster &
Ranta (1997), Lyster & Saito (2010), Lyster, Saito & Saito (2012), as well as Menti
(2003; 2006) for features related to oral corrective feedback, among others. The
relationship between teachers' beliefs and practices is dealt with under the perspective
of a hermeneutic approach (BARCELOS, 2010; RICHARDSON, 1996) and analyzed
considering their concordances and discrepancies aiming at the comprehension of the
latter. This investigation, following the principles of qualitative research, is an example
of an interpretivist case study which includes two participants. Moreover, it was
conducted following the contextual approach to existing research on beliefs. The
context of the present research was a language school attached to a public university in
Distrito Federal, Brazil, and the method of data collection encompassed class
observations, fieldnotes, participation journals, a semi-structured interview, along with a
semi-structured individual interview. After the analysis of research data, it was noticed
that the teachers of spanish believe that an error is an element which is inherent to
language learning and that corrective feedback may bring benefits such as reflecting
upon the error. On the other hand, their beliefs, based on their own experience as
learners, express their concerns regarding the influences corrective feedback may have
on pupils' affective dimension. The kind of feedback provided by the teacher was, in the
case of Sofia's practice, almost exclusively via recast; in Maria's case study, there was a
predominance of recast, followed by situations of clarification request. Lastly, this study
has observed the beliefs inherent to the teachers and their influence over their individual
practices, as well as the concordances and discrepancies identified and the actions
which derived from them. The yielded results revealed a more frequent occurrence of
concordances, which leads to the understanding that contextual factors enable a more
harmonic relationship between beliefs and practices. The discrepancies were understood
taking into account the set of teachers' beliefs which can be core or peripheral. Thus, the
present analysis shows that the so-called core beliefs have proven to be strong
influences when it comes to making decisions about the provision of corrective
feedback. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|