Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35401
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_JosianneDinizGonçalves​.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Em busca do personagem complexo : as identidades negra, indígena e nordestina no cinema brasileiro
Autor : Gonçalves, Josianne Diniz
Orientador(es):: Jordan, Susana Madeira Dobal
Assunto:: Cinema brasileiro
Estereótipos
Imaginário
Representações sociais
Negros
Indígenas
Nordestinos
Fecha de publicación : 9-sep-2019
Citación : GONÇALVES, Josianne Diniz. Em busca do personagem complexo: as identidades negra, indígena e nordestina no cinema brasileiro. 2019. 238 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : O cinema entendido como uma ferramenta de subversão e/ou reprodução de estereótipos evidencia por meio de suas narrativas e imagens os imaginários e representações presentes na sociedade a qual faz parte. As identidades negra, indígena e nordestina tiveram como marco fundante as dinâmicas presentes no colonialismo que acabaram por difundir estereótipos reducionistas, em geral eurocêntricos. Assim, a pesquisa se propôs a observar o diálogo entre o cinema brasileiro e as identidades negra, indígena e nordestina a fim de perceber em que medida imaginários e representações foram/são reproduzidos e/ou subvertidos pelo cinema. A pesquisa faz uma revisão histórica dessas identidades no cinema brasileiro até chegar a contemporaneidade, observando ora a reprodução de estereótipos por meio de categorias imagéticas reducionistas, ora a subversão delas por meio da construção de personagens complexos.
Abstract: Cinema understood as a tool of subversion and/or reproduction of stereotypes makes evident through its narratives and images the representations and imaginaries present in the society to which it belongs. Black, indigenous and northeastern identities had as their founding milestone the dynamics present in colonialism that eventually disseminated reductionist stereotypes, generally Eurocentric. Thus, the research proposed to observe the dialogue between the Brazilian cinema and the black, indigenous and northeastern identities in order to understand to what extent imaginaries and representations were/are reproduced and/or subverted by the cinema. The research makes a historical revision of these identities in the Brazilian cinema until arriving at contemporaneity, sometimes observing the reproduction of stereotypes through reductionist imaging categories, or their subversion through the construction of complex characters.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Expressão e Comunicação, Departamento de Comunicação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/35401/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.