http://repositorio.unb.br/handle/10482/34817
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_MarcelaFalcãoBraga.pdf | 6,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Ferramenta de análise de medidas de segurança contra incêndio em projetos de arquitetura aplicada ao ensino dos cursos de arquitetura e urbanismo |
Autor(es): | Braga, Marcela Falcão |
Orientador(es): | Valle, Ivan Manoel Rezende do |
Assunto: | Prevenção de incêndio Arquitetura - estudo e ensino Arquitetura - projetos e plantas Arquitetura - programas de computador Incêndio - prevenção |
Data de publicação: | 13-Jun-2019 |
Data de defesa: | 9-Nov-2018 |
Referência: | BRAGA, Marcela Falcão. Ferramenta de análise de medidas de segurança contra incêndio em projetos de arquitetura aplicada ao ensino dos cursos de arquitetura e urbanismo. 2018. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O arquiteto tem nas suas atribuições profissionais a inclusão das medidas de Segurança Contra Incêndio (SCI) no projeto das edificações, por isso, é necessário que o mesmo tenha formação sobre o assunto. A Lei Federal nº 13.425 institui, entre outras normativas, que os cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil incorporem o tema em disciplinas de suas grades curriculares a partir de outubro de 2017. Logo, cabe aos cursos de Arquitetura e Urbanismo garantir o acesso a esse tema em sua grade curricular, para que o arquiteto tenha, em sua formação, noções de segurança contra incêndio suficientes que permitam a ele conceber um projeto arquitetônico com princípios básicos da SCI. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo geral viabilizar a inserção das medidas de segurança contra incêndio em projetos de arquitetura dos alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Os objetivos específicos são identificar as medidas de segurança contra incêndio que devem ser incorporadas na elaboração do projeto de arquitetura, e investigar o estado da arte do ensino da SCI em cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. A princípio foi realizada uma pesquisa bibliográfica, feita a partir do levantamento de referências teóricas, e uma análise documental, ambas utilizadas como método de coleta de dados. A criação da ferramenta se deu a partir dos resultados dos objetivos específicos, e sua aferição confirmou a confiabilidade dos dados gerados e a sua viabilidade como um recurso de caráter didático. A partir do estudo realizado, surge a expectativa de que haja um rompimento no atual pensamento incorporado às instituições de ensino brasileiras, e que, consequentemente, contribua para o desenvolvimento profissional e para a maior segurança das edificações. |
Abstract: | The architect has in his professional attributions the inclusion of the measures of Fire Safety in the design of the buildings, therefore, it is necessary that it has training on the subject. Federal Law No. 13.425 establishes, among other regulations, that the Architecture and Urbanism courses in Brazil incorporate the subject in disciplines of its curricular grades as of October 2017. Therefore, it is the Architecture and Urbanism courses to guarantee access to this theme in his curriculum, so that the architect has, in his training, notions of fire safety sufficient to allow him to design an architectural project with basic principles of SCI. In this context, the present dissertation has as general objective to enable the insertion of fire safety measures in architectural projects of undergraduate students in Architecture and Urbanism. The specific objectives are to identify the fire safety measures that should be incorporated in the design of the architecture project and to investigate the state of the art of SCI teaching in Architecture and Urbanism courses in Brazil. At first, a bibliographical research was done, based on the theoretical references and a documentary analysis, used as method of data collection. The creation of the tool was based on the results of the specific objectives, and its verification confirmed the reliability of the data generated and its viability as a didactic resource. Based on the study, it is expected that there will be a break in the current thinking incorporated into Brazilian educational institutions, and that, consequently, contribute to the professional development and greater security of buildings. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.