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Titre: Pensando no gerúndio, acabei fazendo uma tese : análise dos usos do gerúndio não perifrástico em gêneros argumentativos escritos do Português Brasileiro
Auteur(s): Carvalho, Maria Cristina Morais de
Orientador(es):: Gomes, Dioney Moreira
Assunto:: Verbos - gerúndio
Gerúndio não perifrástico
Texto argumentativo
Gramaticalização
Orações gerundivas
Date de publication: 5-jui-2019
Référence bibliographique: CARVALHO, Maria Cristina Morais de. Pensando no gerúndio, acabei fazendo uma tese: análise dos usos do gerúndio não perifrástico em gêneros argumentativos escritos do Português Brasileiro. 2018. 388 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Résumé: Esta tese analisou os usos do gerúndio não perifrástico em textos argumentativos a partir de uma perspectiva funcionalista, a Linguística Centrada no Uso (LCU) (LANGACKER, 1987; GIVÓN, 2001; HOPPER & TRAUGOT, 2003; TRAUGOTT & DASHER, 2005 e HEINE & KUTEVA, 2007; BYBEE, 2010; TOMASELLO, 2003; entre outros). O objetivo principal desta pesquisa foi analisar os usos do gerúndio não perifrástico a partir do pareamento forma/função a fim de verificar as seguintes hipóteses: 1) os usos do gerúndio não perifrástico em gêneros argumentativos evidenciam um continuum de integração e gramaticalização e têm relação com uma maior coesão icônica e maior força argumentativa do texto; 2) fatores contextuais interferem no grau de integração forma/função e 3) ocorreu mudança linguística nos usos do gerúndio não perifrástico. Além da LCU, os Estudos Críticos do Disurso (ECD) (VAN DIJK, 2000; 2006; 2015) complementam o nosso arcabouço teórico, por entendermos que o discurso contribui para a mudança linguística, considerando, sobretudo, a dimensão sociocognitiva. Nossa base de dados é composta por textos de estudantes do Ensino Fundamental e foi gerada a partir do aparato metodológico da pesquisa qualitativa (FLICK, 2009), viabilizada pela etnografia escolar (WOLCOTT, 1988; ANDRÉ, 1995) com inspiração na pesquisa-ação (TRIPP, 2005; BARBIER, 2007). Sequências Didáticas (DOLZ et alii, 2004) foram elaboradas para que os estudantes colaboradores da pesquisa produzissem os textos analisados. Dos 205 textos gerados, obtivemos 107 ocorrências type do gerúndio não perifrástico, que foram categorizadas em: 1) gerúndio adjetivo; 2) gerúndio adverbial; 3) gerúndio conectivo e 4) gerúndio retopicalizador. Submetemos uma amostra de 17 ocorrências produzidas por estudantes do Ensino Fundamental a um protocolo de análise, o qual contemplou os seguintes eixos analíticos: a) morfossintático; b) sintático; c) semântico-pragmático; d) discursivo e e) cognitivo. Após analisarmos esses dados, constatamos que os tipos de gerúndio não perifrástico identificados nos permitem propor um cline de integração, no qual os componentes morfossintáticos, semântico-pragmáticos e discursivos se associam para evidenciar um efeito argumentativo. Aplicamos o modelo de Traugott (2002) e constatamos que os usos se organizam em um fluxo não linear de gramaticalização, no qual os efeitos prototípicos se situam tanto no âmbito morfossintático quanto no semântico-pragmático. Além disso, a análise das estruturas do discurso ideológico – que permitem considerar também o contexto de produção dos textos argumentativos – nos mostrou que é possível ampliar a análise da gramaticalização, integração e mudança semântica. A relação entre a subjetivação e a intersubjetivação presentes nos usos do gerúndio incide na força argumentativa dos textos. O estudo mostrou também que a análise linguística fundamentada na LCU pode beneficiar o ensino de língua. Concluímos que o gerúndio não perifrástico é uma estratégia para a expressão da (inter)subjetividade, fortalecendo o projeto argumentativo do texto, bem como é uma expressão que garante a sua coerência discursiva ao contrário do que a tradição gramatical preconiza sobre o gerúndio.
Abstract: This thesis analyzed the uses of the non-periphrastic gerund in argumentative texts from a functionalist perspective, the Use-Centered Linguistics (UCL) (LANGACKER, 1987; GIVÓN, 2001; HOPPER & TRAUGOT, 2003; TRAUGOTT & DASHER, KUTEVA, 2007, BYBEE, 2010, TOMASELLO, 2003, among others). The main objective of this research was to analyze the uses of the non-periphrastic gerund from the form/function pairing in order to verify the following hypotheses: 1) the uses of the non-periphrastic gerund in argumentative genres show a continuum of integration and grammaticalization and are related to greater iconic cohesion and greater argumentative force of the text; 2) contextual factors interfere in the degree of form/function integration; and 3) a linguistic change occurred in the uses of non-periphrastic gerund. In addition to the Use-Centered Linguistics (UCL), Critical Discourse Studies (CDS) (VAN DIJK, 2000; 2006; 2015) complement our theoretical framework because we understand that discourse contributes to linguistic change, especially considering the sociocognitive dimension. Our data base is composed of texts written by students of Elementary School and was generated from the methodological apparatus of qualitative research (FLICK, 2009), made possible by school ethnography (WOLCOTT, 1988; ANDRÉ, 1995) and inspired by action research (TRIPP, 2005; BARBIER, 2007). Didactic sequences (DOLZ et alii, 2004) were elaborated so that the collaborating students of the research produced the texts analyzed. From the 205 generated texts, we obtained 107 type occurrences of non-periphrastic gerund which were categorized into: 1) adjective gerund; 2) adverbial gerund; 3) connective gerund; and 4) retopicalizing gerund. We submitted a sample of 17 occurrences produced by elementary school students to an analysis protocol, which included the following analytical axes: a) morphosyntactic; b) syntactic; c) semantic-pragmatic; d) discursive; and e) cognitive. After analyzing these data, we verified that the types of non-periphrastic gerunds identified allow us to propose an integration cline in which the morphosyntactic, semantic-pragmatic and discursive components are associated to highlight an argumentative effect. We applied Traugott's model (2002) and found out that the uses are organized in a non-linear flow of grammaticalization, in which the prototypical effects are situated in both the morphosyntactic and the semantic-pragmatic realms. In addition, the analysis of the structures of ideological discourse - which allows us to consider the context of the production of argumentative texts - has shown us that it is possible to extend the analysis of grammaticalization, integration and semantic change. The relation between the subjectivation and the intersubjectivity present in the uses of the gerund focuses on the argumentative force of the texts. The study also showed that language analysis based on Use-Centered Linguistics can benefit language teaching. We conclude that the non-periphrastic gerund is a strategy for the expression of (inter)subjectivity, strengthening the argumentative project of the text, as well as an expression that guarantees its discursive coherence contrary to what the grammar tradition recommends about the gerund.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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