Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34072
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_LiteraturaInfantoJuvenil.pdf791,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Literatura infantil e juvenil : polêmica em torno da narco-literatura e a ingenuidade infantil em fiesta en la madriguera (festa no covil), de Juan Pablo Villalobos
Autor(es): Pereira, Danglei de Castro
Assunto: Literatura infanto-juvenil
Imaginário
Data de publicação: 2018
Editora: Ediciones Universidad de Salamanca
Referência: PEREIRA, Danglei de Castro. Literatura infantil e juvenil: polêmica em torno da narco-literatura e a ingenuidade infantil em fiesta en la madriguera (festa no covil), de Juan Pablo Villalobos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS, 56., 2018, SALAMANCA. Memoria del 56.º Congreso Internacional de Americanistas: Lingüística y Literatura. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018. v. 15. p. 139-146. DOI: http://dx.doi.org/10.14201/0AQ0251_15. Disponível em: https://edicionesusal.com/obra/978-84-9012-928-9/.
Resumo: O trabalho discute o caráter fantástico maravilhoso na obra Fiesta en la madriguera, de Juan Pablo Villalobos (2014) . Apoiados na classificação feita por Todorov (2003) para o gênero fantástico refletiremos, por um lado, sobre a presença de aspectos fantásticos no interior da narrativa e, por outro, a importância do imaginário infantil na construção da narrativa destinada a leitores infanto-juvenis. A presença do imaginário e de uma flexibilização da violência é vista como uma das fontes do elemento fantástico na obra. O percurso analítico abordado discute a ambientação da narrativa ao fantástico e, na medida do possível, delimita em que medida a violência e a mobilização do imaginário infantil na construção do personagem Tochtli na composição de Fiesta en la madriguera, de Juan Pablo Villalobos (2014) . Cabe ressaltar, ainda, que centraremos nossas colocações na obra Fiesta en la madriguera, de Juan Pablo Villalobos (2014) , porém, quando necessário, faremos referência a violência presente em narrativas denominadas como pertencentes a Narco- literatura.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Licença: Ediciones Universidad de Salamanca / CC BY NC ND
DOI: http://dx.doi.org/10.14201/0AQ0251_15
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.