Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33990
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_GabrielAraújoFeitosa.pdf4,6 MBAdobe PDFView/Open
Title: Uma história para a nova nação : George Wrong (1860-1948) e o estabelecimento da história crítica no Canadá
Authors: Feitosa, Gabriel Araújo
Orientador(es):: Araújo, André Gustavo de Melo
Assunto:: Canadá - história
Nacionalidade canadense
Wrong, George MacKinnon, 1860-1948 - crítica e interpretação
Issue Date: 13-Feb-2019
Citation: FEITOSA, Gabriel Araújo. Uma história para a nova nação: George Wrong (1860-1948) e o estabelecimento da história crítica no Canadá. 2018. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Este trabalho investiga a atuação do historiador George Wrong para o estabelecimento da história crítica profissional no Canadá, analisando a sua presença nos sistemas escolares do país e, mais amplamente, para a construção de uma nacionalidade canadense até as primeiras décadas do século XX. O estudo reflete primeiramente sobre a formação de Wrong e do Canadá, considerando a rede de agentes que promove o avanço da história nacional no país. Em seguida, o trabalho se concentra na articulação entre o projeto historiográfico de Wrong e suas propostas para o ensino de história, com destaque para a escrita do manual escolar The British Nation (1903), em uma análise de sua narrativa textual e visual.
Abstract: This work is an investigation on the actions of the historian George Wrong for establishing a professionalized critical history on Canada, analyzing his presence on the school systems of the country and, most widely, for the construction of a Canadian nationality until the first decades of the twentieth century. Firstly, this study reflects on the formations of Wrong and of Canada, and considers the network of agents promoting the advance of the national history in that country. Next, this work focuses on the connections between George Wrong’s project for the writing of history and his propositions about the teaching of history, with an emphasis on the school manual The British Nation (1903), in an analysis of its written and visual narratives.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33990/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.