http://repositorio.unb.br/handle/10482/33990
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_GabrielAraújoFeitosa.pdf | 4,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Uma história para a nova nação : George Wrong (1860-1948) e o estabelecimento da história crítica no Canadá |
Autor(es): | Feitosa, Gabriel Araújo |
Orientador(es): | Araújo, André Gustavo de Melo |
Assunto: | Canadá - história Nacionalidade canadense Wrong, George MacKinnon, 1860-1948 - crítica e interpretação |
Data de publicação: | 13-Fev-2019 |
Data de defesa: | 25-Jun-2018 |
Referência: | FEITOSA, Gabriel Araújo. Uma história para a nova nação: George Wrong (1860-1948) e o estabelecimento da história crítica no Canadá. 2018. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho investiga a atuação do historiador George Wrong para o estabelecimento da história crítica profissional no Canadá, analisando a sua presença nos sistemas escolares do país e, mais amplamente, para a construção de uma nacionalidade canadense até as primeiras décadas do século XX. O estudo reflete primeiramente sobre a formação de Wrong e do Canadá, considerando a rede de agentes que promove o avanço da história nacional no país. Em seguida, o trabalho se concentra na articulação entre o projeto historiográfico de Wrong e suas propostas para o ensino de história, com destaque para a escrita do manual escolar The British Nation (1903), em uma análise de sua narrativa textual e visual. |
Abstract: | This work is an investigation on the actions of the historian George Wrong for establishing a professionalized critical history on Canada, analyzing his presence on the school systems of the country and, most widely, for the construction of a Canadian nationality until the first decades of the twentieth century. Firstly, this study reflects on the formations of Wrong and of Canada, and considers the network of agents promoting the advance of the national history in that country. Next, this work focuses on the connections between George Wrong’s project for the writing of history and his propositions about the teaching of history, with an emphasis on the school manual The British Nation (1903), in an analysis of its written and visual narratives. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em História |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.