http://repositorio.unb.br/handle/10482/33983
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EVENTO_EstrategiasGestaoUniversitaria.pdf | 208,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Estratégias para Gestão Universitária : mapeamento, avaliação e diagnóstico da pesquisa na Universidade de Brasília - UnB |
Authors: | Felix, Maria José Abreu e Amorim, Cláudia Naves David Walter, Maria Emília Machado Telles Boyadjian, Alain Portela, Miguel Angelo Bueno |
Assunto:: | Universidades e faculdades - administração Universidade de Brasília Pesquisa |
Issue Date: | Nov-2018 |
Publisher: | Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília |
Citation: | FELIX, Maria José Abreu e; AMORIM, Cláudia Naves David; WALTER, Maria Emília Machado Telles; BOYADJIAN, Alain; PORTELA, Miguel Angelo Bueno. Estratégias para Gestão Universitária: mapeamento, avaliação e diagnóstico da pesquisa na Universidade de Brasília - UnB. In: SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEÑO DE INVESTIGACIÓN EN INFORMACIÓN, DOCUMENTACIÓN Y SOCIEDAD, 7., 2018, Madrid; Murcia. Anais eletrônicos [...]. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/paper/viewFile/367/48. Acesso em: 12 fev. 2019. |
Abstract: | Atualmente, a gestão das universidades e instituições de ciência e tecnologia deve priorizar políticas para estímulo à pesquisa, gerindo de forma eficiente os recursos materiais e humanos para o melhor resultado possível. Neste sentido, dados bibliométricos podem ser utilizados para estabelecer ou definir objetivos e subsidiar indicadores de desempenho, tanto para a gestão dessas instituições, quanto para agências de fomento e gestores públicos responsáveis pela avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES). Este artigo apresenta resultados do mapeamento e diagnóstico da pesquisa, realizados na Universidade de Brasília, como estratégia para otimização dos indicadores e direcionamento de políticas institucionais. A metodologia constou de levantamento de dados relativos aos grupos de pesquisa, projetos de pesquisa, pesquisadores e produção científica. Os dados são parciais, diretamente relacionados somente aos professores vinculados a Programas de Pós-Graduação. Os indicadores aqui analisados são os grupos e projetos de pesquisa, número e estrato das publicações, número de citações e o índice-H, considerando a média por professor. Os resultados, segundo os indicadores levantados nesta primeira análise da Universidade de Brasília, apontam para uma pesquisa de boa qualidade e com fortes características de pluralidade. Há preponderância numérica de grupos de pesquisa no colégio de Humanidades. Identifica-se também forte diferença nos índices de citação e índice-H entre Humanidades, Exatas e Vida, apontando para a necessidade de estimular a publicação em língua inglesa e o ingresso de periódicos de Humanidades em bases de dados internacionais. Apontam-se como principais dificuldades e limites da pesquisa a necessidade de levantamento manual de algumas das informações, e dificuldade de identificação unívoca dos professores. Uma das possíveis soluções para o problema é a adoção do código alfanumérico não proprietário para identificar exclusivamente cientistas e outros autores acadêmicos (ORCID). As limitações apontadas configuram, ao mesmo tempo, o maior incentivo para realização do trabalho, cujo objetivo, além de identificar forças e fraquezas e direcionar políticas institucionais de gestão da pesquisa, é institucionalizar a sistematização do mapeamento constante da pesquisa na Universidade de Brasília. |
Licença:: | VII Seminario Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad - Este trabajo está licenciado bajo la licencia Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/schedConf/presentations. Acesso em: 12 fev. 2019. |
Appears in Collections: | Trabalhos apresentados em evento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.