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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/33705
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Titre: “Por que tão longe?” : mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal
Autre(s) titre(s): “Why so far?” : children’s mobility and urban structure in the Federal District
Auteur(s): Müller, Fernanda
Monasterio, Leonardo Monteiro
Dutra, Cristian Pedro Rubini
Assunto:: Mobilidade urbana
Crianças
Distrito Federal (Brasil)
Transporte
Infância
Date de publication: 2018
Editeur: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Référence bibliographique: MULLER, Fernanda; MONASTERIO, Leonardo Monteiro; DUTRA, Cristian Pedro Rubini. “Por que tão longe?”: mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 20, n. 42, p. 577-598, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4213. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-99962018000200577&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 12 mar. 2019.
Résumé: Este estudo analisa a mobilidade de crianças nos trajetos de casa para a escola e da escola para casa no Distrito Federal. Com base em um estudo que acompanhou crianças de duas instituições educacionais públicas situadas no Plano Piloto de Brasília (um Centro de Educação Infantil e uma Escola-Classe), foi possível traçar um perfil das práticas de circulação dessa população. Depois de apresentar a concepção inicial dos planejadores de Brasília para a mobilidade de crianças, o trabalho passa a analisar os dados gerados na pesquisa. Os resultados mostram que apenas 4% das crianças vão para a escola a pé e 57% têm que viajar mais de 20 km por dia apenas em seus trajetos casa-escola-casa. Ou seja, a estrutura urbana da cidade e a oferta limitada de educação pública não permitiram que a utopia idealizada para Brasília se realizasse.
Abstract: This study analyzes children’s mobility on school-home-school routes in the Federal District of Brazil. Based on a study of children who attend two public educational intuitions located in the Pilot Plan of Brasília (a day-care center and an elementary school), it was possible to profile their circulation patterns. After presenting the Brasília planners’ initial conception for children’s mobility, the study analyzes the data generated by the survey. Results show that only 4% of the children go to school on foot and 57% travel more than 20 km a day in their home-school-home routes. That is, the urban structure of the city and the limited supply of public education led to the failure of the utopian plans for Brasília.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença:: Artigo publicado em Open Acess Creative Commons Atribution (CC BY).
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4213
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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