Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/33680
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_CurriculoEnsinoHistoria.pdf304,84 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Currículo e ensino de história : um estado do conhecimento no Brasil
Autre(s) titre(s): Curriculum and history teaching : a state of the knowledge in Brazil
Auteur(s): Silva, Francisco Thiago
Borges, Lívia Freitas Fonseca
Assunto:: Currículos
História - estudo e ensino
Date de publication: 2018
Editeur: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
Référence bibliographique: SILVA, Francisco Thiago; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 693-1723, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000401693&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 abr. 2019. Epub Aug 06, 2018.
Résumé: O presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa.
Abstract: The premise of this article is the search for a critical training in Brazilian Pedagogy courses can materialize a powerful knowledge (Young, 2007) if the prescribed curriculum (Sacristán, 2000) assigns to History teaching the same density as to other disciplines. It was developed a documental analysis to establish the state of the knowledge, through the exam of texts published by the National Association of Researchers in Education, at the National Meeting of Didactics and Teaching Practices and exploration of texts found in SciELO network. The categories chosen - pedagogy, curriculum, integration/interdisciplinarity and History teaching - establish a dialogue with the central issue and with the research question.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença:: Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creativecommons.org/licenses/by/4.0>.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33680/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.