Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/33398
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_UsoTecnologiaPratica.pdf362 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental
Autre(s) titre(s): Use of technology in teaching practice : influence on elementary school students’ creativity and motivation
Auteur(s): Borges, Clarissa Nogueira
Fleith, Denise de Souza
Assunto:: Criatividade
Aprendizagem
Motivação
Tecnologia da informação
Ensino fundamental
Date de publication: 2018
Editeur: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Référence bibliographique: BORGES, Clarissa Nogueira; FLEITH, Denise de Souza. Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3435, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019. Epub Nov 29, 2018.
Résumé: Este estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.
Abstract: This study compared students from schools that use and that do not use information and communication technologies on their teaching practices. Seventy-six 5th grade-students participated in the study and answered three instruments on creativity, classroom creativity climate, and motivation to learn. The results indicated higher means in figural creativity and extrinsic motivation among students whose teachers use technology. The students from the schools that do not use technology reported more interest for learning. This study contributed to demystify the idea that the use of technology in teaching practice is an essential condition for the development of student’s creativity and motivation.
Licença:: (CC BY) - License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33398/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.