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Title: Advanced practice nursing in pediatric urology : experience report in the Federal District
Other Titles: Práctica de enfermería avanzada en uropediatría : relato de experiencia en el Distrito Federal
Prática avançada de enfermagem em uropediatria : relato de experiência no Distrito Federal
Authors: Souza, Bruna Marcela Lima de
Salviano, Cristiane Feitosa
Martins, Gisele
Assunto:: Enfermagem
Urologia
Pediatria
Estudantes de Enfermagem
Issue Date: 2018
Publisher: Associação Brasileira de Enfermagem
Citation: SOUZA, Bruna Marcela Lima de; SALVIANO, Cristiane Feitosa; MARTINS, Gisele. Advanced Practice Nursing in Pediatric Urology: experience report in the Federal District. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, n. 1, p. 223-227, jan./fev. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0654. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000100223&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 maio 2019. ____________________________________________________________________________________________________________________________________
SOUZA, Bruna Marcela Lima de; SALVIANO, Cristiane Feitosa; MARTINS, Gisele. Prática Avançada de Enfermagem em Uropediatria: relato de experiência no Distrito Federal. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, n. 1, p. 223-227, jan./fev. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0654. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000100223&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 maio 2019.
Abstract: Objective: To describe the creation and implementation of the extension program Advanced Practice Nursing in Pediatric Urology, developed in the outpatient clinic of a teaching hospital in the Federal District. Method: This is an experience report regarding the implementation of an outpatient service aimed at children and adolescents with symptoms of bladder and bowel dysfunction. Results: Because it is an extension program linked to the university, it follows a different model of care, valuing empowerment, informed and shared decision making, which results in a stronger bond between patients, family and the Pediatric Urology nursing team. It has also become a privileged space for the production and use of scientific knowledge, associated with the principles of evidence-based practice. Conclusion: This project shows a different performance of the nurse-specialist-professor-researcher in Pediatric Urology Nursing, and it has become a reference in the Federal District, mainly for undergraduate and graduate nursing students.
Objetivo: Relatar sobre la creación e implantación del proyecto de extensión, titulado Práctica de Enfermería Avanzada en Uropediatría, desarrollado en el ambulatorio de un hospital de enseñanza del Distrito Federal. Método: Se trata de un relato de experiencia sobre la implantación de un servicio ambulatorio dirigido a niños y adolescentes portadores de síntomas de disfunción vesical e intestinal. Resultados: Por tratarse de un proyecto de extensión vinculado a la universidad, sigue un modelo diferenciado de atención que valora el empoderamiento y la toma de decisión informada y compartida, lo que fortalece el vínculo entre paciente, familia y equipo de enfermería de Uropediatría. Se ha vuelto, en consecuencia, un espacio privilegiado para la producción y aplicación de conocimientos científicos, articulado al referencial de la práctica basada en evidencias. Conclusión: Este proyecto demuestra una actuación diferenciada del enfermero-especialista-investigador-docente en el área de Enfermería en Uropediatría, y está siendo visto como referencia en el Distrito Federal, principalmente para alumnos de graduación y posgrado de Enfermería.
Objetivo: Relatar a criação e implementação do projeto de extensão, intitulado Prática Avançada de Enfermagem em Uropediatria, desenvolvido no ambulatório de um hospital de ensino do Distrito Federal. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a implantação de um serviço ambulatorial direcionado a crianças e adolescentes portadores de sintomas de disfunção vesical e intestinal. Resultados: Por se tratar de um projeto de extensão vinculado à universidade, segue um modelo diferenciado de atendimento, que valoriza empoderamento e tomada de decisão informada e compartilhada, resultando no fortalecimento do vínculo entre pacientes, família e equipe de enfermagem de Uropediatria. Também se tornou um espaço privilegiado para produção e aplicação de conhecimentos científicos, articulado ao referencial da prática baseada em evidências. Conclusão: Este projeto mostra uma atuação diferenciada do enfermeiro-especialista-pesquisador-docente, na área de Enfermagem em Uropediatria, e vem se tornando referência no Distrito Federal, principalmente para alunos de graduação e pós-graduação em Enfermagem.
Licença:: Revista Brasileira de Enfermagem - (CC BY) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000100223&lng=en&tlng=en. Acesso em: 27 maio 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0654
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