http://repositorio.unb.br/handle/10482/32890
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_IzadoraCarvalhoLaner.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Planejamento regional e desenvolvimento no Brasil : 1955-1961 |
Autor : | Laner, Izadora Carvalho |
Orientador(es):: | Faria, Rodrigo Santos de |
Coorientador(es):: | Silva, Carolina Pescatori Candido da |
Assunto:: | Planejamento regional - Brasil Brasil - política e governo - 1956-1961 SUDENE Desenvolvimento regional Brasília (DF) - planejamento urbano |
Fecha de publicación : | 22-oct-2018 |
Data de defesa:: | 8-jun-2018 |
Citación : | LANER, Izadora Carvalho. Planejamento regional e desenvolvimento no Brasil: 1955-1961. 2018. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | Considerando o contexto de desenvolvimento nacional do Brasil nos anos 1955-1961, partindo da ideologia desenvolvimentista que buscava superar o subdesenvolvimento a partir do fomento às atividades produtivas associadas ao capitalismo dependente, o presente trabalho buscou analisar como se desenvolveu o esforço de Planejamento Regional no período de 1955 a 1961, relacionado à intervenção do Estado na economia para o fortalecimento do Executivo, o alcance de uma estabilidade política e a amenização dos desequilíbrios inter-regionais, tudo isso por meio do Programa de Metas do Governo JK. Nesse sentido, entendendo a concepção de Brasília como a meta-síntese desse Programa de Metas e a Operação Nordeste, que levou à criação da SUDENE, como meta 31 do mesmo, objetivou-se analisar, como parte central desta investigação, de que forma essas duas frentes de ação de Planejamento Regional contribuíram para alavancar tanto o progresso econômico quanto a integração nacional. Isso porque ambas supostamente configuraram-se como pontos de germinação, visto que impulsionaram a ocupação do interior do país, bem como a construção de uma infraestrutura de energia e transporte, para dar suporte à industrialização das regiões em maior atraso e integrá-las a economia nacional, a fim de alcançar maior equilíbrio inter-regional. Para tanto, via-se necessário consolidar um mercado interno ao crescimento da indústria de base nacional, sobretudo à automobilística e siderúrgica, tronco primordial do investimento de capital externo. Buscou-se, com isso, descentralizar o progresso econômico, deslocando parte dos polos dinâmicos para fora do Centro-sul – região mais desenvolvida, cujo processo de industrialização fora privilegiado em virtude do modelo de substituição de importações. |
Abstract: | Considering the context of national development of Brazil in the years 1955-1961, starting from the developmentalist ideology that sought to overcome underdevelopment by fomenting the productive activities associated with dependent capitalism, the present work sought to analyze how the Regional Planning effort in the period from 1955 to 1961, related to the State's intervention in the economy for the strengthening of the Executive, the achievement of political stability and the easing of interregional imbalances, all through the JK Government Goals Program. In this sense, understanding the conception of Brasilia as the meta-synthesis of this Program of Goals and Operation Northeast, which led to the creation of SUDENE, as the goal 31 of the same, aimed to analyze, as central part of this investigation, how these two regional planning fronts contributed to leverage both economic progress and national integration. This is because both supposedly became germination points, since they stimulated the occupation of the interior of the country, as well as the construction of an infrastructure of energy and transport, to support the industrialization of the regions in greater delay and to integrate them to the economy national level, in order to achieve a greater interregional balance. In order to do so, it was necessary to consolidate an internal market to the growth of the national-based industry, especially to the automobile and steel industry, the main trunk of foreign capital investment. The aim was to decentralize economic progress by moving part of the dynamic poles out of the more developed Central-South region, whose industrialization process was privileged by virtue of the import substitution model. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.