Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Unternbäumen, Enrique Huelva | - |
dc.contributor.author | Oya, Erika Alessandra | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T17:44:13Z | - |
dc.date.available | 2018-10-05T17:44:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-08 | - |
dc.identifier.citation | OYA, Erika Alessandra. “Quanto mais cedo melhor?”: um diagnóstico sobre a iniciação bilíngue em um ambiente de aprendizagem para jovens aprendizes. 2017. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32748 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A crescente demanda que a língua inglesa apresenta entre aprendizes
cada vez mais jovens no contexto das escolas particulares com início na
Educação Infantil, proporciona um campo de investigação e diagnóstico
diretamente ligada à Linguística Aplicada. O principal objetivo desta pesquisa foi
investigar o processo de ensino-aprendizagem/aquisição em inglês como língua
estrangeira para alunos do Maternal II (243 anos de idade) da Educação Infantil
até o segundo ano do Ensino Fundamental I (748 anos), inseridos em um
contexto de escola particular de Brasília/DF, Brasil. A pesquisa é qualitativa
(LAVILLE e DIONE, 1999^ CHIZZOTI, 2006^ DENZIN e LINCOLN, 2006^ LUDKE
e André, 1986) e interpretativista dentro da modalidade de estudo de caso
interpretativo. Atualmente a alta do inglês na conjectura contemporânea,
impulsionou o aprendizado do mesmo em várias partes do globo. Esse fator
cresceu tanto horizontalmente como verticalmente no Brasil, decrescendo a
idade que as crianças começam a ter seu primeiro contato com a língua.
Segundo Hamers e Blanc (2005) ser bilíngue é considerar a
multidimensionalidade desse fenômeno e não somente a competência linguística
dos indivíduos. A iniciação precoce traz benefícios considerando que as crianças
estão em fase de desenvolvimento cognitivo, motoro, psicológico, social e
emocional. Dessa forma, perpassam por tipos diferentes de bilinguismo durante
o caminho de formação como sujeitos falantes mais de um idioma. O foco deste
trabalho é na iniciação bilíngue em ambiente escolar que segue o currículo
brasileiro onde o objetivo de estudo é o complexo fenômeno de bilinguismo e
seus aspectos constitutivos. Em suma, há uma crescente demanda pela procura
do inglês para aprendizes cada vez mais jovens. Mas será que quanto mais cedo
melhor? | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Quanto mais cedo melhor?” : um diagnóstico sobre a iniciação bilíngue em um ambiente de aprendizagem para jovens aprendizes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bilingüismo - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua estrangeira - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The growing demand that the English language presents among very
young learners in private schools, beginning in kindergarten, provides the Applied
Linguists with an investigation and diagnosis field. The main goal of this research
was to examine the teaching4learning/acquisition process of the English
language as a foreign language for students in kindergarten (243 years old) and
the first two years of elementary school (748 years old). These students are in a
Brazilian culture context in a private school in Brasília/DF, Brazil. The research is
qualitative (LAVILLE and DIONE, 1999^ CHIZZOTI, 2006^ DENZIN and
LINCOLN, 2006^ LUDKE and André, 1986) and interpretative within the
interpretative case study segment. Nowadays, the English language is in the
spotlight in the contemporary world and it has boosted the learning of the
language worldwide. This fact has grown not only horizontally, but also vertically
in Brazil. It means that Brazilian children are having their first contact with the
English language earlier in life. According to Hamers and Blanc (2005) to be
bilingual is necessary to consider its multidimensionality and not only the linguistic
competence. The early initiation brings benefits considering that children are
going through cognitive, motor, psychological, social and emotional development.
This way, they pass through different types of bilingualism towards shaping
themselves as subjects who speak more than one language. This research aims
at the bilingual initiation in a school environment that follows the Brazilian
curriculum where the main study goal is the complex phenomenon of bilingualism
and its constitutive aspects. In short, there is a growing demand for the English
language by younger learners. But, the sooner, the better? | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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