http://repositorio.unb.br/handle/10482/32687
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2018_BrunoRicardoVasconcelos.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A moda nas passagens da angústia : a perversão do desejo no fetichismo da consumação e das gazes |
Authors: | Vasconcelos, Bruno Ricardo |
Orientador(es):: | Farias, Edson Silva de |
Assunto:: | Moda Fetichismo Consumo Sociologia do consumo Erotismo |
Issue Date: | 13-Sep-2018 |
Data de defesa:: | 9-Mar-2018 |
Citation: | VASCONCELOS, Bruno Ricardo. A moda nas passagens da angústia: a perversão do desejo no fetichismo da consumação e das gazes. 2018. 314 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Abstract: | Esta pesquisa tem a moda como sua inquietação fundamental, vista através de um fragmento das Passagens de Benjamin onde este comenta de forma enigmática a questão. A moda analisada em sua relação com a modernidade e com o capitalismo industrial; com a estrutura das cidades e dos sujeitos que nela se constroem subjetivamente. A moda é tomada nesse trabalho em seu efeito discursivo, ou seja, em sua função significante para o movimento da criação do valor. O objeto da pesquisa será, pois, recortado em suas diferentes acepções. Primeiro, em seu contexto fundamentalmente moderno, a Paris do século XIX, apropriada pela monomania haussmaniana em reestruturar violentamente toda a malha urbana da cidade, agora feita em aço e vidro, assim como se levantavam as imponentes estruturas do Bon Marché, simulada por Zola em O Paraíso das damas. A referência literária será utilizada como ilustração dos movimentos da modernização parisiense, a fim de compreender um capitalismo feito da apropriação e fabricação dos desejos da turba que se move por entre as passagens, que sentem a si mesmas em pleno colapso. É, pois, sobre o trânsito, que essa primeira seção será dedicada, sobre uma modernidade que se reencanta oniricamente por via da consumação. A tese se dedica ainda ao componente misteriosamente encrustado na moda, que atrai o olhar do consumidor, que o lança num movimento excessivo que, em certos casos, apenas se compraz no consumo. Para tal investigação, recorremos a uma análise do erótico enquanto elemento relacional face ao interdito e às instituições sociais. Empreendemos uma investigação sobre o desvanecimento da tradição religiosa no ocidente, substituída por uma forma eminentemente técnica de relação com o mundo, que, porém, dá sinais de que novos espaços de reencantamento, por via da simulação, fabricam novos interditos não mais posicionados referencialmente a transcendências, mas estruturados por novas modalidades ritualísticas, numa relação outra com a finitude e a morte. Traço essencial discutido nessa relação entre moda e finitude é a relação do homem moderno com a angústia, aqui tratados como constituintes da vida social. A tese, feita na forma de ensaios, busca ainda estabelecer uma relação discursiva com a sociologia do consumo, já reconhecida pela discussão lógica da distinção, esforçando-se para abrir novos sulcos na análise desse mesmo objeto. Por fim, abre-se uma discussão com autores contemporâneos capazes de articular uma dimensão da angústia que se articula com um certo cinismo social, que chamamos de inabilidade narrativa para forjar novos discursos fundadores. Esse ponto nos é fundamental para a compreensão de como o discurso moda ocupa um espaço central no capitalismo como um retorno do sempre igual, escamoteado como diferença. |
Abstract: | That research has the fashion as your fundamental restlessness, seen for a fragment of Benjamin’s Arcades on the fashion subject, taked in an enigmatic form. The fashion analysed in your relation with modernity and with industrial capitalism; with the city structure and the subjects that constructs themselves in it, subjectively. Fashion is taken in this work in your discursive effects, that is, in you meaningful function on value’s creation. The object of this research will be, and then, sliced in its different approaches. First, in yours fundamentally modern context, the Paris from the XIX’s century, appropriated by the haussmanian monomania in the restructuration of the entire modern urban tissue of Paris, now made in steel and glass, just like as the rising of the imposing structures of Bon Marché, disguised in Au Bonheur des Dames by Zola. The literature reference will be bring as an illustration of the modernization movement of Paris, in order to comprehend a capitalism made on appropriation and fabrication of the mass desire that moves itself between the Arcades that feels itself collapsing. It is about the transit, that this first section will be dedicated, about a kind of modernity that re-enchant itself onirically by the rhythm of consumption. The thesis dedicates on the mysterious component on fashion that attracts the consumer’s look, and launches on an excessive movement that in certain cases, just relief itself in consume. For that investigation, we drove ourselves into an analysis of the erotic dimension as a relational element posted in front of the interdict and the social institutions. We undertake an investigation on the fading away of religious tradition in western society, replaced by a form that is eminently technical in your way to relate with the social world, that. Although, this evading structure give signs of re-enchanted spaces made on a simulation technique of new interdicted references, not anymore positioned in the reference of transcendentally, but structured in a new ritualistically way, related with death and finitude. Essential trace discussed in the relationship between fashion and finitude is the link of modern man and angst, treated here as a constitutional part of social life. The thesis, constructed as a collection of essays, searches to establish a discursive relation between sociology of consumption, already recognized for the work on the logic of distinction, making an effort to open new paths in the analysis of the same object. Finally, it will be open an argument with contemporary writers capable of articulate an angst dimension that is articulated with certain social cynicism, that we call as a narrative inability to forge new founding discourses. This point is fundamental to comprehend how the fashion taken as a discourse occupy a central space in capitalism as the return of the always same, disguised as brand new. |
Résumé: | Cette recherche a la mode comme votre inquiétude fondamentale, vu pour un fragment des arcades de Benjamin sur le sujet de la mode, pris dans une forme énigmatique. La mode analysée dans votre relation avec la modernité et avec le capitalisme industriel; avec la structure de la ville et les sujets qui s'y construisent, subjectivement. La mode est prise dans ce travail dans vos effets discursifs, c'est-à-dire dans votre fonction significative sur la création de valeur. L'objet de cette recherche sera, et ensuite, tranché dans ses différentes approches. Tout d'abord, dans votre contexte fondamentalement moderne, le Paris du XIXe siècle, approprié par la monomanie haussmannienne dans la restructuration de tout le tissu urbain moderne de Paris, maintenant en acier et en verre, tout comme le soulèvement des structures imposantes de Bon Marché, déguisé au Bonheur des Dames par Zola. La référence littéraire sera apportée comme illustration du mouvement de modernisation de Paris, afin de comprendre un capitalisme fait sur l'appropriation et la fabrication du désir de masse qui se meut entre les Arcades qui se sent s'effondrer. Il s'agit du transit, que cette première section sera consacrée, sur une sorte de modernité qui se ré-enchante oniriquement au rythme de la consommation. La thèse se consacre à la mystérieuse composante de la mode qui attire le regard du consommateur, et se lance dans un mouvement excessif qui dans certains cas, ne fait que dégager de la consommation. Pour cette investigation, nous nous sommes lancés dans une analyse de la dimension érotique en tant qu'élément relationnel posté devant l'interdit et les institutions sociales. Nous entreprenons une enquête sur l'effacement de la tradition religieuse dans la société occidentale, remplacée par une forme éminemment technique sur le chemin de la relation avec le monde social. Bien que cette structure évasive donne des signes d'espaces ré-enchantés réalisés sur une technique de simulation de nouvelles références interdites, non plus positionnées dans la référence transcendantale, mais structurées d'une manière rituellement nouvelle, liée à la mort et à la finitude. La trace essentielle discutée dans la relation entre la mode et la finitude est le lien entre l'homme moderne et l'angoisse, traité ici comme une partie constitutionnelle de la vie sociale. |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018. |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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