http://repositorio.unb.br/handle/10482/32564
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_GenilsonAzevedodeOliveira.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Gama-game : uma proposta lúdica para a formação continuada dos profissionais de radiodiagnóstico |
Otros títulos : | Gama-game : a ludic proposal for the continued training of radiodiagnostic professionals |
Autor : | Oliveira, Genilson Azevedo de |
Orientador(es):: | Amorim, Ronni Geraldo Gomes de |
Assunto:: | Gamificação Radiografia médica Diagnóstico por imagem Radiação ionizante |
Fecha de publicación : | 29-ago-2018 |
Data de defesa:: | 5-mar-2018 |
Citación : | OLIVEIRA, Genilson Azevedo de. Gama-game: uma proposta lúdica para a formação continuada dos profissionais de radiodiagnóstico. 2018. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica)—Brasília, 2018. |
Resumen : | Neste trabalho, apresentamos um jogo denominado Gama-Game (γ Game) com uma abordagem educacional voltada ao segmento de radiodiagnóstico. Esse jogo foi idealizado a partir da falta de materiais lúdicos que fornecessem uma abordagem educacional voltada aos profissionais da área. O jogo aborda os fenômenos físicos, os efeitos deletérios e a legislação acerca das práticas diárias executadas por esses profissionais. A fim de fomentar a confecção do jogo, foram discutidos aspectos de gamificação, ludicidade e a utilização de jogos sérios no processo de aprendizagem significativa. Também foi apresentado todo o percurso metodológico que conduziu ao formato final do jogo. Por fim, este trabalho traz um tutorial sobre o jogo construído, desde as suas regras até a sua utilização. |
Abstract: | In this work, we present a game named Gama-Game (γ Game) with an educational approach focused on the radiodiagnostic segment. This game was conceived from the lack of playful materials that lead to an educational approach aimed at professionals of the area. The game addresses physical phenomena, deleterious effects, and legislation on daily practices performed by these professionals. In order to encourage the making of the game, logistics processes, playfulness and the use of serials in the process of meaningful learning. Also presented was the entire methodological route that led to the final format of the game. Finally, this work brings a tutorial on the game built, from its rules to its use. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Gama (FGA) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Gama, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.