Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31768
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ParadoxoDemocracia.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O paradoxo da democracia : a participação política dos alunos da Universidade de Brasília
Autor : Messenberg, Débora
Assunto:: Participação política
Motivações políticas
Estudantes - Universidade de Brasília
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Citación : MESSENBERG, Débora. O paradoxo da democracia: a participação política dos alunos da Universidade de Brasília. Civitas: Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 1-23, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/18937/12837>. Acesso em: 20 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2015.1.18937.
Resumen : É consenso entre os estudiosos da política que as formas de representação e participação nas democracias contemporâneas vêm sofrendo modificações profundas desde meados do século 20, não só no que diz respeito à pluralização dos atores políticos, mas também no que se refere aos espaços onde tais processos são exercidos. Entretanto, muito se tem investigado acerca do perfil dos atores e das instituições políticas em termos de sua caracterização ou sobre a intensidade da participação e da representação; porém poucos são os trabalhos que dirigem suas análises para a compreensão das avaliações subjetivas dos atores sociais a respeito de suas ações e instituições políticas. No sentido de trazer contribuição para esse debate, o artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada, no último trimestre de 2013, junto aos alunos da Universidade de Brasília, sobre os seus interesses em participar ativamente ou não do universo da política. Trata-se de estudo que discute, fundamentalmente, a intensidade e a qualificação da participação política dos alunos da UnB, com destaque para a interpretação de suas motivações e de suas percepções acerca do fazer e do pensar a política no Brasil.
Licença:: Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional. (CC BY NC ND). Fonte: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/18937/12837. Acesso em: 20 out. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2015.1.18937
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/31768/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.