http://repositorio.unb.br/handle/10482/31440
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2017_TelmoMediciSillosFadul.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Contos obscuros, histórias de terror do Facebook : literatura de menos |
Autor(es): | Fadul, Telmo Medici Sillos |
Orientador(es): | Barreto, Júnia Regina de Faria |
Assunto: | Literatura Redes sociais - análise Contos - análise |
Data de publicação: | 14-Mar-2018 |
Data de defesa: | 29-Out-2017 |
Referência: | FADUL, Telmo Medici Sillos. Contos obscuros, histórias de terror do Facebook: literatura de menos. 2017. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O fazer literário teve, durante séculos, como sua plataforma principal, o livro impresso. Nos últimos anos, práticas textuais também estão germinando na internet, nos mesmos domínios utilizados pelos usuários para atividades diversas, como interagir com amigos, ler notícias ou fazer compras. Esta pesquisa empreende uma investigação e análise em torno de narrativas presentes nas redes sociais, em especial, a composição e a recepção de contos de horror. Foram examinadas postagens publicadas no grupo do Facebook Contos Obscuros, Histórias de Terror, tendo em vista a seguinte questão: quais condicionamentos as telas eletrônicas conectadas em rede impõem a esse tipo de literatura? Buscou-se investigar se essa produção, intitulada de conto por seus próprios autores, constitui-se, de fato, como tal, e se, nessa condição, pode se albergar na literatura. Nesse percurso, valemo-nos de uma perspectiva comparada, integrando a literatura, teoria das mídias e comunicação, a fim de pensar a cibercultura e o gênero horror. |
Résumé: | Pendant des siècles, le livre imprimé a été le support principal de l'art littéraire. Depuis quelques années, des pratiques textuelles sont en train de surgir sur internet, dans des domaines employés par les usagers pour faire plusieurs activités, comme se communiquer avec ses connaissances, lire les nouvelles ou acheter des produits. Cette étude entreprend une investigation et une analyse autour des narratives qui se présentent sur les réseaux sociaux, notamment la création et la réception des contes d'horreur. On a examiné des textes publiés dans le groupe Facebook “Contos Obscuros, Histórias de Terror”, en considérant la problématique suivante : quels sont les conditionnements que les écrans électroniques connectés en réseau imposent à ce type de littérature ? Pour répondre à cette question, on a cherché à examiner si cette production littéraire, intitulée “conte” par ses auteurs eux-mêmes, constitue, en effet, des contes y si elle peut être considérée comme faisant partie de la littérature. Dans ce parcours, on s'est servi d'une perspective comparée, incorporant la littérature et la théorie de la communication et des médias, afin de réfléchir sur la cyberculture et l“horreur” (comme genre littéraire). |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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