http://repositorio.unb.br/handle/10482/31418
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_EluizaPeixotoBrasilVieira.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A crise hídrica no Distrito Federal : uma proposta CTS em rede social sobre o processo de separação de materiais |
Authors: | Vieira, Eluiza Peixoto Brasil |
Orientador(es):: | Mól, Gerson de Souza |
Assunto:: | Estudo de caso Ensino de Química Crise hídrica |
Issue Date: | 13-Mar-2018 |
Data de defesa:: | 11-Oct-2017 |
Citation: | VIEIRA, Eluiza Peixoto Brasil. A crise hídrica no Distrito Federal: uma proposta CTS em rede social sobre o processo de separação de materiais. 2017. 161 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Abstract: | Essa dissertação apresenta um estudo de caso, no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UnB), que teve como objetivo investigar as contribuições de uma estratégia de ensino de Química, mediada pelo Facebook, no desenvolvimento da autonomia dos estudantes. A pesquisa foi realizada com 32 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do Distrito Federal, durante o quarto bimestre de 2016. Para fundamentar o trabalho de pesquisa, discutimos aspectos legais do ensino de Química, abordagem CTS no ensino de Química e a crise hídrica no Distrito Federal como tema CTS. Apresentamos também nossa visão sobre o significado da autonomia dos estudantes e sua importância para o desenvolvimento pessoal, além das contribuições das TICs e redes sociais para o desenvolvimento da autonomia. A metodologia empregada na pesquisa foi qualitativa, o que nos permitiu uma análise mais profunda dos dados resultantes da investigação. Constatamos que o contexto da aplicação da estratégia de ensino; as intervenções da professora como questionar, negociar e dar espaço para os alunos se expressarem; e a abordagem dialógica/interativa, segundo os padrões de interação I-R-P-R nos fóruns de discussão, contribuíram para o desenvolvimento da autonomia. Observamos também que eles conseguiram aplicar ideias científicas em seu discurso. De acordo com as avaliações dos alunos, a estratégia favoreceu a participação e melhorou a comunicação. A divulgação das atividades acadêmicas por meio do Facebook, segundo a opinião dos alunos e da coordenação da escola, estimulou a participação de todos. |
Abstract: | This is a case study in the field of the Professional Masters of the Postgraduate Program in Teaching Sciences (PPGEC / UnB). The objective of this study was to investigate how contributions of a methodology of teaching of Chemistry, mediated by Facebook, without development of student autonomy, carried out with 32 students of the third year of High School of a public school of the Federal District, applied during the fourth quarter of 2016 As a result, for the development of autonomy, the context of the application of the teaching strategy contributed; As teacher interventions such as questioning, negotiating and giving space for students to express themselves; A dialogic / interactive approach, the I-R-P-R interaction patterns in the discussion forums also contributed. Students agreed that a strategy favored participation and improved communication. They succeeded in applying it as scientific ideas in their speech. And a disclosure, made possible by Facebook, stimulated the participation of all, according to the opinion of the students and the coordination of the school. In the first chapter, there is a study on the legal teaching of Chemistry, CTS approach in the teaching of Chemistry and the crisis in the Federal District as CTS theme; In the second, reports on the meaning of student autonomy and its importance; In the third, debates about the contributions of ICT and the social network for the development of autonomy; No room, description of methodology; In the fifth, presentation of the results of the investigation; And, in the latter, as interpretations of this study. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Química (IQ) Instituto de Física (IF) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.