http://repositorio.unb.br/handle/10482/31308
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_RodrigoPaciosdeAndrade-Dissertação.pdf | 6,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2017_RodrigoPaciosdeAndrade_PRODUTO.pdf | 3,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Física dos gases ionizados : uma proposta para introdução de conceitos e experimentos para estudo do quarto estado da matéria : o plasma no ensino médio |
Autor : | Andrade, Rodrigo Pacios de |
Orientador(es):: | Ferreira, José Leonardo |
Assunto:: | Plasma (Gases ionizados) Espectrometria de massa Física - estudo e ensino - ensino médio |
Fecha de publicación : | 27-feb-2018 |
Data de defesa:: | 14-sep-2017 |
Citación : | ANDRADE, Rodrigo Pacios de. Física dos gases ionizados: uma proposta para introdução de conceitos e experimentos para estudo do quarto estado da matéria: o plasma no ensino médio. 2017. xii, 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumen : | Neste trabalho, apresentamos uma proposta para inserção do estudo do Estado Plasma no Ensino Médio, com o propósito de atualização do currículo de física brasileiro. Para isso, lançamos mão dos conhecimentos comumente ensinados e, quando uma inovação se fez imperativa, procuramos demonstrar que existe uma simplificação coerente para o conteúdo, para que seja apresentada na mesma linguagem e formato pedagógico adotado para os outros estados físicos. A necessidade e importância dessa atualização é amplamente evidenciada, pelo que argumentamos como ela se encaixa na visão do futuro daquela ciência no Brasil, de acordo com o Ministério da Educação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF). Incluídos na proposta, estão: (a) um método para anexação da transição de fase gás-plasma; (b) uma sugestão para cálculo da temperatura de ionização (em um plasma ideal); (c) um exemplo de aplicação contextualizada no espectrômetro de massa, por meio de roteiros de aulas planejadas de conformidade com a teoria de Robert M. Gagné, para a introdução qualitativa do conteúdo ao aluno; (d) dois experimentos sugeridos para a visualização do comportamento da matéria em estado plasma; e (e) um website para suporte ao professor e aluno para implementação dos temas deste trabalho. Todas as mudanças apresentadas foram pensadas de modo a minimizar o impacto no banco de horas das escolas. Apesar de não terem sido possíveis a aplicação e a avaliação completa desse trabalho, no tempo de sua produção, incluímos um questionário aplicado antes e após aulas por nós ministradas, com vistas à verificação da efetividade da aprendizagem, o qual nos proporcionou resultados encorajadores. |
Abstract: | In this paper, we present a proposal for inclusion of the study of the state Plasma in High School, with the purpose of updating the Brazilian Physics curriculum. For this purpose, we used the commonly taught knowledge and, when an innovation became imperative, we try to demonstrate that there is a consistent simplification for the content so that it appears in the same language and teaching format adopted for other states of matter. The need and importance of this update is widely evident, thus we argue how it fits into the vision of the future of that science in Brazil, according to the Ministry of Education, the Higher Education Personnel Improvement Coordination (CAPES) and the Brazilian Physics Society (SBF). Included in the proposal, are: (a) a method for attaching the gas-plasma phase transition; (b) a suggestion for calculating ionization temperature (in an ideal plasma); (c) an example of contextualized application in the mass spectrometer, through lessons planned according to the theory of Robert M. Gagné, for the qualitative introduction of the subject to the student; (d) two experiments suggested to visualize the behavior of matter in the Plasma state; and (e) a website to support teacher and student in the implementation of the themes of this paper. All changes offered were designed to minimize the impact on class time required of schools. Despite not having been possible to apply a complete implementation and evaluation of this work during the timeframe of the it’s production, we have included a questionnaire administered before and after the class for us given, aiming to verify the effectiveness of learning happened, which gave us promising results. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2017. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.