Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30904
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_OlharFracionadoFaceExpressionista.pdf356,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Olhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawet
Autor : Pires, Maria Isabel Edom
Assunto:: Artes plásticas
Migração
Rawet, Samuel, 1929-1984
Fecha de publicación : jun-2017
Editorial : EDIPUCRS
Citación : PIRES, Maria Isabel Edom. Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 52, n. 2, p. 200-205, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-77262017000200200&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808.
Resumen : O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pelo qual ela é vista e mostrada de forma seccionada e deformada. Com base nas teorias sobre translação e transposição entre artes (Moser, Clüver, Louvel), aponta-se para alguns sentidos pelos quais se passa de uma arte a outra, entendendo o tema da imigração como o catalizador de muitos deles.
Abstract: The article aims to discuss the presence of painting and photography in the construction of the character Ida of the short story “A prece” by Samuel Rawet. We ask about the meaning of the use of various resources of painting, notably the allusions to Cubism and Expressionism, to narrate the story of the Jewish immigrant. It is questioned why she is seen and shown in a sectioned and deformed form. Based on the theories of translation and transposition between arts (Moser, Clüver, Louvel), we point to some meanings from one art to another, understanding the subject of immigration as the catalyst for many of them.
Licença:: Letras de Hoje - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-77262017000200200&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30904/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.