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Título : Dispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola : formação e saberes docentes de licenciandos em Ciências Sociais no Distrito Federal
Otros títulos : Teaching knowledge and pedagogic mediations for teaching sociology at schools : a study of undergraduates training in Social Sciences at the University of Brasilia
Des savoirs enseignants et des médiations pédagogiques pour l’enseignement de sociologie aux écoles : une étude sur la formation d´enseignants en Sciences Sociales à l´Université de Brasilia
Autor : Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves
Assunto:: Professores - formação
Sociologia - estudo e ensino
Escolas - Distrito Federal (Brasil)
Fecha de publicación : oct-2017
Editorial : Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
Citación : LEAL, Sayonara de Amorim Gonçalves. Dispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola: formação e saberes docentes de licenciandos em Ciências Sociais no Distrito Federal. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 141, p. 1075-1099, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000401075&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. Epub Apr 13, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017151279.
Resumen : Este artigo trata de aspectos sociocognitivos e institucionais relacionados ao descompasso entre formação instrucional, saberes docentes e mediações pedagógicas em Ciências Sociais expresso na prática docente de licenciandos e professores de Sociologia em escolas públicas e particulares do Distrito Federal do Brasil. Baseada em questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental, chegamos à seguinte tipologia de representações de práticas docentes em Ciências Sociais: institucionalizadas, desconexas e propositivas. Inferimos que tanto os desafios como as perspectivas para a Sociolgia no ensino médio do Distrito Federal passam pelo equilíbrio entre transposição de conteúdos instrucionais adaptados ao perfil sociocognitivo do alunato e formação e saberes docentes dos professores que atuam em contextos escolares diversos e adversos.
Abstract: This paper is about social, cognitive and institutional aspects related to the problem of the mismatch between the academic trajectory, teaching knowledge and pedagogic mediations in Social Sciences expressed in the teaching practice of teachers and bachelors in Sociology working in public and private schools from the Brazilian Federal District. Based on questionnaires, semi-structured interviews and documental analysis, we reached a typology of representations of teaching practices in Social Sciences, which can be categorized in: institutionalized, disconnected andpropositional. We can conclude that both challenges and perspectives to the subject Sociology in the high school form of Brazilian Federal District involves, necessarily, the balance between the transmission of academic contents adapted to the social and cognitive profile of the students and the academic and teaching knowledge of the teachers whowork in diverse and adverse scholar contexts.
Résumé: Cet article développe des aspects sociocognitifs et institutionnels liés au décalage de la formation pédagogique, des savoirs enseignants et des médiations pédagogiques en sciences sociales avec la pratique de l’enseignement des étudiants du premier cycle en sociologie et celle des enseignants des écoles publiques et privées au District Fédéral du Brésil. Basés sur des questionnaires, des entretiens semi-structurés et sur une analyse documentaire, nous proposons une typologie de représentations des pratiques d’enseignement en sciences sociales: institutionnalisées, déconnectées et propositionnelles. Nous en déduisons que les défis et les perspectives pour l’enseignement de la sociologie à l’école secondaire du District Fédéral portent sur l’adaptation des contenus pédagogiques et des savoirs enseignants à la diversité des profils sociocognitifs des élèves dans des contextes scolaires variés.
Licença:: Educação & Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000401075&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017151279
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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