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Titre: Memória, história e melancolia em a Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera
Auteur(s): Souza, Paulo Eduardo Lannes
Orientador(es):: Rodrigues, Fabricia Walace
Assunto:: Memória coletiva
Memória - história
Melancolia
República Tcheca
Literatura - crítica e interpretação
Date de publication: 4-jan-2018
Référence bibliographique: SOUZA, Paulo Eduardo Lannes. Memória, história e melancolia em a Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera. 2017. 125 f.,il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Résumé: No romance de Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser, o narrador – sempre anônimo e distante das ações apresentadas na obra – relembra a trajetória de quatro personagens (Tomas, Tereza, Sabina e Franz), marcados pela invasão russa na República Tcheca, que ocorreu de fato em 1968. Porém, essa memória é falha, sendo recuperada de maneira não-cronológica e estando repleta de interpretações criadas a partir de leituras filosóficas posteriores àquele momento histórico. Encontrando-se diante da impossibilidade de um resgate total do que ocorreu no passado, o narrador se agarra aos fatos marcantes daquele período, usando-os como pano de fundo para cada um dos personagens e criando, dentro da obra, uma memória que passa do individual ao coletivo ao longo da narrativa. Também será possível perceber que a trajetória dos personagens é intensamente marcada pela melancolia, que existe como o produto da memória em questão. Partindo da análise do texto, o estudo propõe identificar o trabalho da memória desse narrador, o uso da história dentro da obra e os traços melancólicos existentes na narrativa kunderiana. Todos os questionamentos são levantados a partir da perspectiva teórica trabalhada nos ensaios do próprio Milan Kundera e dos escritos de autores como Paul Ricoeur, Roland Barthes, Jacques Derrida, Aleida Assmann, Maurice Blanchot, Luiz Costa Lima, Jean Starobinski, Georges Bataille e Octavio Paz.
Abstract: In Milan Kundera's novel, The unbearable lightness of being, the narrator - always anonymous and distant from the events presented in the book - recalls the trajectory of four characters (Tomas, Tereza, Sabina and Franz), who are marked by Russian invasion in the Czec Republic, that actually occurred in 1968. However, he recalls this faulty memory in a non-chronological way. Besides that it is full of interpretations that were created from philosophical readings that he made after that historical moment. Finding himself faced with the impossibility of a complet rescue of what happened in the past, the narrator clings the striking facts of that period, using it as a background for each of the characters and creating, inside the text, an individual memory that becomes collective throughout the narrative. It will also be possible to perceive that the trajectory of the characters is intensely marked by the melancholy, that exists like product of the memory in question. Starting from the analysis of the text, this study proposes to identify the work of this narrator's memory, the use of the History inside the text and the melancholic traces in the Kunderian narrative. All these questions are raised from the theoretical perspective elaborated in the essays of Milan Kundera himself and the writings of authors like Paul Ricoeur, Roland Barthes, Jacques Derrida, Aleida Assmann, Maurice Blanchot, Luis Costa Lima, Jean Starobinsky, Georges Bataille and Octavio Paz.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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