http://repositorio.unb.br/handle/10482/29456
Fichier | Taille | Format | |
---|---|---|---|
ARTIGO_AvaliacaoCompreensaoLeitura.pdf | 916,94 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Avaliação da compreensão de leitura pelo Sistema Orientado de Cloze (SOC) |
Autre(s) titre(s): | Reading comprehension evaluation using the Cloze Oriented System (COS) |
Auteur(s): | Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo Bonassi, Jaqueline Dias, Anelise Silva Piovezan, Nayane Martoni Silva, Diego Vinícius da |
Assunto:: | Leitura Ensino fundamental |
Date de publication: | jan-2014 |
Editeur: | Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia |
Référence bibliographique: | JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo et al. Avaliação da compreensão de leitura pelo Sistema Orientado de Cloze (SOC). Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 223-242, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000100016&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922014000100016. |
Résumé: | O Sistema Orientado de Cloze (SOC) é um procedimento que adequa textos em função do seu nível de dificuldade para avaliar a compreensão de leitura. Este estudo avaliou a compreensão de leitura de alunos do ensino fundamental. Participaram 331 alunos de 6º ao 9º ano, 51,7% do gênero feminino. Foram utilizados três textos nos quais foi aplicado o SOC, com critérios de omissões diferentes. Os alunos responderam aos instrumentos de forma coletiva em duas sessões. Os resultados evidenciaram diferença significativa para gênero e ano de escolaridade onde as meninas e os alunos de nível escolar mais elevado tiveram desempenho melhor. Foram encontradas correlações de magnitudes moderadas e altamente significativas entre as provas, o que indicou relação entre os diferentes tipos de prova. |
Abstract: | The Cloze Oriented System (COS) is a procedure that adequate texts due to their level of difficulty in order to evaluate the reading comprehension. This study evaluate the reading comprehension of middle school students. There were 331 students from the 6th to the 9th grade, 51,7% of them female. Three texts, in which the COS was applied, were used with different omission criteria. The students answered the instruments collectively, in two sessions. The results showed significant differences due to gender and grade, the girls and the higher grade students had the best performance. There were found correlation of moderate magnitude and highly significant between the tests, showed a direct relation between the different types of test. |
Licença:: | Fractal: Revista de Psicologia - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000100016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922014000100016 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.