Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29382
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ModeloOndulatorioEstrategia.pdf216,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio
Outros títulos: The wave model as a strategy for promoting conceptual change in topics on the light at High School
Autor(es): Silva, Jales de Aquino
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Assunto: Física - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
Aprendizagem
Data de publicação: 2014
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Referência: SILVA, Jales de Aquino; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de. O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 20, n. 1, p. 23-41, jan./mar. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 out. 2019.
Resumo: Este estudo trata da verificação da viabilidade de se promoverem estratégias de ensino de tópicos sobre a luz a partir da sua natureza ondulatória, buscando evidências de aprendizagem em um curso de nível Médio. Um grupo de alunos foi submetido a situações instrucionais, elaboradas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com o objetivo de criar condições favoráveis à evolução conceitual e, com isso, promover uma maior compreensão, por parte dos alunos, dos fenômenos relacionados ao tema. Apesar das condições de infraestrutura precárias para a realização deste estudo, os resultados nos revelaram evidências de evolução conceitual e a viabilidade de se tratarem tópicos sobre a luz a partir da teoria ondulatória.
Abstract: This study deals with the verification of the viability of strategies for teaching topics on light from its wave nature, by searching for evidence of learning in a high school course. A group of students was submitted to situations developed from the perspective of the Vergnaud's Theory of Conceptual Fields and the Theory of Meaningful Learning, by Ausubel, with the objective of creating favorable conditions for conceptual development, and, by doing so, to promote greater understanding by the students of the phenomena related to the topic. Despite the poor infra-structure conditions for the development of the study, the results showed evidence of conceptual development and the viability of dealing with light-related topics from the perspective of wave theory.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Licença: Ciência & Educação (Bauru) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 out. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010003
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.