Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28974
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_DeathsBicycleRiders.pdf244,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_MortalidadeCiclistasBrasil.pdf250,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Deaths of bicycle riders in Brazil : characteristics and trends during the period of 2000-2010
Mortalidade de ciclistas no Brasil : características e tendências no período 2000-2010
Autor : Garcia, Leila Posenato
Freitas, Lúcia Rolim Santana de
Duarte, Elisabeth Carmen
Assunto:: Ciclistas
Mortalidade
Acidentes de trânsito
Prevenção de acidentes
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Citación : GARCIA, Leila Posenato; FREITAS, Lúcia Rolim Santana de; DUARTE, Elisabeth Carmen. Deaths of bicycle riders in Brazil: characteristics and trends during the period of 2000-2010. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 918-929, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2013000400918&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2013000400012. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GARCIA, Leila Posenato; FREITAS, Lúcia Rolim Santana de; DUARTE, Elisabeth Carmen. Mortalidade de ciclistas no Brasil: características e tendências no período 2000-2010. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 918-929, dez. 2013. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2013000400918&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2013000400012.
Resumen : INTRODUCTION: In Brazil, bicycle use has been increasing. Accidents involving cyclists are important causes of morbidity and mortality. OBJECTIVE: To describe the mortality of cyclists injured in transport accidents in Brazil, the characteristics of the victims and of the occurrence, and to investigate its trends during the period between 2000 and 2010. METHODS: A descriptive study with data from the Mortality Information System (SIM) was conducted in the period of 2000 - 2010. Crude and age-standardized corrected mortality rates were calculated for Brazil, its macro-regions and states. Linear regression was used to study the trends. RESULTS: In the period of 2000 - 2010, 32,422 bicycle-related deaths were identified in Brazil. In 2010, there were, on average, 8.8 bicycle-related deaths per day. Age-standardized mortality rates for the country were 15.3 and 15.9 deaths per million inhabitants in 2000 and 2010, respectively (p = 0.725). During the whole period, the Center-Western region showed the highest rates, though stable, corresponding to 23.4 deaths per million inhabitants in 2010. Men accounted for 85.4% of deaths, with death risk 5 times higher than women. CONCLUSION: In spite of the stable rates for the country, there was an increase trend in the Northern and Northeastern regions, while a decreasing trend was observed in the Southern and Southeastern regions. The risk of death was higher among men, elderly, and people living in large cities and at the Center-Western region.
Abstract: INTRODUÇÃO: No Brasil, o uso da bicicleta tem sido crescente. Os acidentes envolvendo ciclistas são causas importantes de morbidade e mortalidade. OBJETIVO: Descrever a mortalidade de ciclistas traumatizados em acidentes de transporte, as características das vítimas e da ocorrência e investigar sua tendência no período 2000 - 2010. MÉTODOS: Foi realizado estudo descritivo com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) no período 2000 - 2010. Foram calculadas taxas de mortalidade específicas corrigidas brutas e padronizadas por idade, para o Brasil, regiões e Unidades da Federação, além da mortalidade proporcional. Regressão linear simples foi empregada para estudo das tendências. RESULTADOS: No período 2000 - 2010, após correção, foram identificados 32.422 óbitos de ciclistas traumatizados em acidentes de transporte no Brasil. Em 2010, ocorreram em média 8,8 óbitos por dia. As taxas de mortalidade padronizadas para o país corresponderam a 15,3 e 15,9 óbitos de ciclistas por milhão de habitantes, em 2000 e 2010, respectivamente (p = 0,725). Em todo o período, a região centro-oeste apresentou taxas estáveis e mais elevadas que as demais regiões, equivalente a 23,4 óbitos por milhão de habitantes, em 2010. Os homens representaram 85,4% dos óbitos, com risco de morte cinco vezes superior às mulheres. CONCLUSÃO: Apesar da estabilidade das taxas no país, houve tendência de aumento nas regiões nordeste e norte e redução no sul e sudeste. O risco de morte foi mais elevado entre homens, pessoas idosas e residentes em municípios de grande porte e na região centro-oeste.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Medicina (FMD)
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2013000400012
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28974/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.