Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28597
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_AtividadesExperimentaisEnsino.pdf315,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Atividades experimentais no ensino de óptica : uma revisão
Otros títulos : Experimental activities in optics teaching : a revision
Autor : Ribeiro, Jair Lúcio Prados
Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto:: Óptica
Experimentação
Luz - natureza
Refração
Polarização - óptica
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Sociedade Brasileira de Física
Citación : RIBEIRO, Jair Lúcio Prados; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva. Atividades experimentais no ensino de óptica: uma revisão. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, 4403, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000400021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/PSJ8nXFtMmmrpjNgFcnxgWp/?lang=pt#. Acesso em: 07 jan. 2022.
Resumen : Apresentamos nesse trabalho uma revisão de artigos que tratam sobre a experimentação no ensino de óptica, entre 1998 e 2010. Os artigos revisados foram publicados nos seguintes periódicos: Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física e Física na Escola. O objetivo dessa revisão é fornecer um panorama atualizado da pesquisa na área de experimentação em óptica, dividida e classificada por temas: natureza da luz, reflexão, refração, difração, polarização, interferência e espalhamento. Enfatiza-se também a necessidade de produção de revisões semelhantes em outras áreas temáticas.
Abstract: We present in this work a review of articles dealing on experimentation in optics teaching, between the years 1998 to 2010. The reviewed articles were published in the following journals: Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física and Física na Escola. The purpose of this review is to provide an updated overview of research in optical experiments on divided and classified by themes: nature of light, reflection, refraction, diffraction, polarization, interference and scattering. We also emphasize the need for production of similar revisions in other thematic areas.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Química (IQ)
Licença:: Revista Brasileira de Ensino de Física - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbef/a/PSJ8nXFtMmmrpjNgFcnxgWp/?lang=pt#. Acesso em: 7 jan. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400021
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Professores Eméritos

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28597/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.