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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/28568
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Titre: Lei da gravitação universal e os satélites : uma abordagem histórico-temática usando multimídia
Autre(s) titre(s): The law of universal gravitation and the satellites : an historical-thematic approach using a multimedia
Auteur(s): Rodrigues, Elvis Vilela
Zimmermann, Erika
Hartmann, Ângela Maria
Assunto:: Física - estudo e ensino
Ensino médio
Tecnologia educacional
Sistemas multimídia
Date de publication: 2012
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Référence bibliographique: RODRIGUES, Elvis Vilela; ZIMMERMANN, Erika; HARTMANN, Ângela Maria. Lei da gravitação universal e os satélites: uma abordagem histórico-temática usando multimídia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 18, n. 3, p. 503-525, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2020.
Résumé: Examina-se, neste artigo, o desenvolvimento de aulas de Física em que, usando-se uma multimídia, a Lei da Gravitação Universal é abordada de forma contextualizada a partir da História da Ciência e de um tema atual (os satélites). O objetivo foi examinar como estudantes de Ensino Médio aceitam e se envolvem nesse estudo. Usando uma abordagem metodológica qualitativa, a multimídia apresenta o que são e como funcionam os satélites artificiais, trazendo uma narrativa histórica desde as ideias de movimento do sistema planetário de Ptolomeu até as de Isaac Newton sobre o movimento dos corpos, culminando na Lei da Gravitação Universal. Entrevistas, observações de sala de aula e documentos produzidos pelos estudantes mostram que as imagens, os filmes e os textos contidos na multimídia enriquecem, de modo significativo, o conteúdo, facilitando o entendimento de conceitos da Física. A contextualização histórico-temática, por sua vez, produz maior envolvimento dos alunos no estudo da Física.
Abstract: This article examines the development of physics classes in which, using a multimedia, the Law of Universal Gravitation is discussed in context from the History of Science and a current theme (the satellites). The objective was to examine how high school students accept and engage in this study using a qualitative methodological approach. Multimedia describes satellites, and brings a historical narrative from the ideas of Ptolemy's planetary motion to Isaac's ideas and his Universal Law of Gravitation. Interviews, classroom observations and documents produced by students show that the images, movies and texts contained in the significantly enriched multimedia content, facilitate the understanding of physics concepts. The historical and thematic context, in turn, produces greater involvement of students in physics.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença:: Ciência & Educação (Bauru) - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300002
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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