Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28336
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_EducacaoSaudePrevencao.pdf139,71 kBAdobe PDFView/Open
Title: Educação em saúde para a prevenção do câncer cérvico-uterino
Other Titles: Health education for cervical cancer prevention
Authors: Rodrigues, Bruna Côrtes
Carneiro, Ana Catarine Melo de Oliveira
Silva, Tábata Longo da
Solá, Ana Cláudia Nunes
Manzi, Natália de Melo
Schechtman, Noel Peixoto
Magalhães, Hugo Leonardo Gonçalves de Oliveira
Dytz, Jane Lynn Garrison
Assunto:: Serviços de saúde para mulheres
Educação em saúde
Colo uterino - câncer
Saúde pública
Issue Date: Mar-2012
Publisher: Associação Brasileira de Educação Médica
Citation: RODRIGUES, Bruna Côrtes et al. Educação em saúde para a prevenção do câncer cérvico-uterino. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, supl. 1, p. 149-154, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000200020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200020&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 out. 2020.
Abstract: Este estudo se trata do relato de uma experiência vivenciada por graduandos de Medicina e Enfermagem participantes do PET-Saúde da Universidade de Brasília, cujo objetivo foi realizar atividades de educação em saúde dentro do tema prevenção de câncer cérvico-uterino nos municípios de Ceres e Santa Isabel, Goiás. Para tanto, foram feitas diferentes ações comunicativas, tais como: confecção e distribuição de cartazes/panfletos; produção de um programa de rádio; e promoção de rodas de conversa na sala de espera das unidades básicas de saúde. Essa atividade se mostrou como uma oportunidade de compartilhar experiências e sentimentos, bem como discutir ideias e conceitos visando a construir um novo conhecimento, com contribuições do saber teórico dos acadêmicos e do saber prático das usuárias. As dúvidas e questionamentos das usuárias estavam de acordo com os apontados trazidos pela literatura, e as atividades mostraram-se uma boa forma de esclarecer as dúvidas das usuárias e aproximar sistema de saúde e população, bem como de promover a educação em saúde, especialmente no âmbito da autovalorização, da prevenção e da promoção da saúde.
Abstract: This case report describes the experience of undergraduate medical and nursing students participating in the Educational Program for Health Work (PET-Saúde) at the University of Brasília, the objective of which was to conduct health education activities in cervical cancer prevention in Ceres and Santa Isabel, Goiás State. The following communications activities were used: preparation and distribution of posters and leaflets; production of a radio program; and conversation groups held in the waiting rooms of primary healthcare units. This activity provided an opportunity to share experiences and feelings, as well as discussing ideas and concepts aimed at building new knowledge, with contributions from the students' academic training and the users' practical knowhow. The users' doubts and questions were consistent with those found in the literature, and the activities proved to be a good way for clearing up users' doubts and drawing the health system and the population closer, as well as promoting health education, especially in the areas of self-esteem, prevention, and health promotion.
Licença:: Revista Brasileira de Educação Médica - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200020&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 out. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200020
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28336/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.