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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/27572
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Titre: Educação corporativa e desempenho ocupacional : há alguma relação?
Autre(s) titre(s): Corporative education and occupational performance : is there any relationship?
Auteur(s): Pilati, Ronaldo
Porto, Juliana Barreiros
Silvino, Alexandre Magno Dias
Assunto:: Avaliação de treinamento
Desenvolvimento e educação
Desempenho no trabalho
Date de publication: déc-2009
Editeur: Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
Référence bibliographique: PILATI, Ronaldo; PORTO, Juliana Barreiros; SILVINO, Alexandre Magno Dias. Educação corporativa e desempenho ocupacional: há alguma relação?. RAE eletrônica, São Paulo, v. 8, n. 2, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-56482009000200009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482009000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021.
Résumé: O principal objetivo deste estudo foi testar um modelo de predição dos efeitos de ações educacionais sobre os indicadores de desempenho no trabalho. Para tanto, uma amostra de 121 egressos de um programa de pós-graduação stricto sensu de uma organização pública brasileira responderam a questionários psicometricamente validados. Os resultados da análise de trajetória indicaram que variáveis do contexto pós-capacitação (Estratégia de aplicação e Suporte à transferência) são preditores diretos de indicadores de comportamento no cargo (Transferência, Domínio e Impacto) e que os indicadores de comportamento no cargo são preditores dos indicadores de desempenho. Conclui-se que as ações educacionais têm efeito positivo sobre o desempenho no trabalho de egressos de programas de pós-graduação, o que evidencia a importância da educação corporativa para o desempenho produtivo nas organizações.
Abstract: The main purpose of this paper is to test a prediction model of the effects of educational actions under work performance indicators. To reach this objective an evaluation of a graduate program in a Brazilian public organization was conducted. The participants were 121 egressors of this program who answered psychometric valid questionnaires. The path analysis results show that post-training variables (e.g. application strategies and transfer of training support) are relevant predictors of work behavior indicators (e.g. transfer, retention and training impact) and that work behavior indicators are predictors of occupational performance variables. These results produce empirical evidence that education in an organizational setting increases the work performance.
Licença:: RAE eletrônica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482009000200009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482009000200009
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