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Título : Sintomas e sinais de respiração predominantemente oral em adolescentes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e queixa de prejuízo escolar
Symptoms and signs of mouth breathing in teenagers with attention deficit hyperactivity disorder and with complaints about school underachievement
Autor : Costa, Tatiana Leonel da Silva
Campos Júnior, Dioclécio
Silva, Hilton Justino da
Cunha, Daniele Andrade da
Assunto:: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Respiração bucal
Sono
Transtornos respiratórios
Baixo rendimento escolar
Adolescente
Fecha de publicación : 2009
Editorial : ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
Citación : Rev. CEFAC,v.11,n.4,p.607-617,2009
Resumen : OBJETIVOS: caracterizar sintomas e sinais da Respiração Predominantemente Oral em adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e queixa de prejuízo escolar e relacionar as características com os Tipos do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, gênero e faixa etária. MÉTODOS: realizada no ADOLESCENTRO, instituição pública do Distrito Federal, com 115 adolescentes de ambos os gêneros, faixa etária 10-18 anos, apresentando queixa de prejuízo escolar e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade. Histórico dos sintomas diurnos e noturnos dos dois aos doze anos foi analisado e sinais da Respiração Predominantemente Oral. RESULTADOS: alta ocorrência (86,95%) de sintomas e sinais da Respiração Predominantemente Oral. Registrou-se associação entre amigdalite e tipos do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade com maior frequência no Tipo II hiperativo (60%), sialorreia no travesseiro com gênero predominando o masculino (65,5%) e respiração oral diurna (64,7%), respiração oral noturna (82,4%) e sialorreia no travesseiro (64,7%) todas estas com a faixa etária de 10 a 12 anos. Houve associação entre lábios (54,3%) e língua (54,3%) não funcionais e faixa etária de 10 a 12 anos. Encontrou-se diferença estatisticamente significante para expulsões (20%), suspensões (70%), advertências (100%) e tipos de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade com maior freqüência no Tipo II hiperativo. CONCLUSÃO: avaliação da respiração em pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e queixa de prejuízo escolar é fundamental, pois dificuldades escolares podem estar associadas à história pregressa de respiração oral e Distúrbios Respiratórios do Sono comuns nestes quadros.
PURPOSE: to characterize symptoms and signs of Mouth Breathing in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder and with complaints about school underachievement. The specific objectives were to relate the found characteristics to the Attention Deficit Hyperactivity Disorder types, gender and age of this population. METHODS: data were collected at ADOLESCENTRO; a public institution of the State Secretary of Health of the Federal District - Brazil. Nocturne and daytime symptoms that appeared in the age ranging between two and twelve-years-old were reported by the parents and were analyzed, as well as some signs cited on literature as being common characteristics of Mouth Breathing. RESULTS: a high frequency of Mouth Breathing characteristics were found to be associated with snoring, nocturne mouth breathing, rhinitis, sialorrhoea, dark undereye circles and dry lips. Related to the symptoms, an association was found among tonsillitis and Attention Deficit Hyperactivity Disorder types; sialorrhoea on the pillow with masculine gender and daytime mouth breathing; nocturne mouth breathing, sialorrhoea on the pillow with age. An association was found between non-functional lips with age and non-functional tongue with age. CONCLUSION: the possibility of simultaneous existence of Mouth Breathing on children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder and complaints about school underachievement requires a deeper diagnostic investigation.
metadata.dc.description.unidade: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000800009
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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