http://repositorio.unb.br/handle/10482/27096
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
a11n17.pdf | 213,54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje Brief indications for the teaching of sociological theory today |
Authors: | Liedke, Élida Rubini |
Assunto:: | Teoria sociológica Teorias sociológicas contemporâneas Teorias sociológicas clássicas Relações micro e macrossocietárias Modelos interpretativos Narrativas |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS |
Citation: | Sociologias,v.,n.17,p.266-278,2007 |
Abstract: | O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual. The article seeks to present synthetic arguments for the relevance of studies on sociologic theory considered in terms of interpretive models, which point to subject-object relations as well as the meaning connections between themes and micro and macro societal problems. Five sets of aspects are proposed in order to build references for the analysis of distinct theoretical approaches, namely: cultural, psychosocial, psychoanalytical, political-economic and power-based relations. Finally, the article presents two diagrams illustrating classic and contemporary sociological theories, from 1830 to the present. |
metadata.dc.description.unidade: | Em processamento |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.