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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26757
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Title: Intenção de comportamento socialmente responsável do consumidor: sua relação com os valores humanos básicos
Intention of social responsible conduct consumer: relationship with human basic values
Authors: Queiroga, Fabiana
Gouveia, Valdiney V.
Coutinho, Maria da Penha L.
Pessoa, Viviany
Meira, Maja
Assunto:: Intenção de compra
Valores humanos
Comportamento responsável
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Citation: Psico-USF (Impr.),v.11,n.2,p.239-248,2006
Abstract: Este estudo teve como objetivo explorar a relação entre a intenção de comportamento do consumidor e os valores humanos, abordando temas como proteção ao meio ambiente e a outras pessoas. Participaram do estudo universitários com idade média de 21 anos (DP = 4,6) e a maioria foi do sexo feminino (72,4%). Os estudantes responderam coletivamente em sala de aula a um questionário com questões objetivas sobre comportamento social. Os resultados apontaram para a importância dos valores humanos na compreensão dos processos subjacentes à intenção de compra dos consumidores tendo em vista os aspectos sociais mensurados. A categoria de valores centrais explicou 3% da variância para preocupação ambiental; 4% para preocupação com a reciclagem; e para preocupação social a variância explicada foi de 5%. Tais resultados indicaram que a tipologia dos valores humanos apresentou coerência na explicação do construto estudado e que existe relação compreensível entre ambos.
This study had the objective of exploring the relationship between the intention of consumer behavior and human values approaching subjects as environmental protection and the protection of other people. They had participated of the study university with average age of 21 years (s.d. = 4.6) and a majority was females (72.4%). The students had collectively answered in classroom a questionnaire with objective questions on social behavior. The results had pointed with respect to importance of the human values in the understanding of the underlying processes to the intention of purchase of the consumers considering the social aspects measured. The category of central values explained 3% of the variance for environmental concern; 4% for concern with recycling; and for social concern the explained variance was of 5%. Such results had indicated that the typology of human values presented coherence in the explanation of the studied construct and that an understandable relationship between them exists.
metadata.dc.description.unidade: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712006000200012
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