Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/26561
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_LivroDidaticoInovador.pdf611,71 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Livro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencida
Autre(s) titre(s): Innovating textbook and teachers : a challenge tension
Auteur(s): Carneiro, Maria Helena da Silva
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Mól, Gerson de Souza
Orientador(es):: Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Assunto:: Livros didáticos
Química - estudo e ensino
Professores - formação
Date de publication: aoû-2005
Editeur: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Référence bibliographique: CARNEIRO, Maria Helena da Silva; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MÓL, Gerson de Souza. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 07, n. 02, p. 101-113, maio/ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172005070204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
Résumé: A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.
Abstract: The adoption of innovating science textbooks that incorporated new methodology approaching can contribute for changing in science classrooms. In this paper, we discuss the pedagogic role of these textbooks and their relation with teachers; and we present the analysis of the conceptions of teachers on an innovation textbook for showing how they identify the innovation textbook features. For this, the conceptions of chemistry teachers who have adopted an innovation textbook since the beginning of the year are discussed. The analysis of the teachers' views shows a tension between the teachers' intentions to adopt the new strategies indicated by textbook and some difficulties to develop the new practices. Reflections on the training teachers are discussed in the end of the paper.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Instituto de Química (IQ)
Faculdade de Educação (FE)
Licença:: Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/26561/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.