Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/26054
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_TomadaConscienciaPratica.pdf222,28 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar
Autre(s) titre(s): Consciousness taking and the teaching practice : an issue to be considered by school psychology
Auteur(s): Fávero, Maria Helena
Machado, Conceição de Maria Couto
Assunto:: Tomada de consciência
Desenvolvimento psicológico
Psicologia escolar
Atos de fala (Linguística)
Date de publication: 2003
Editeur: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Référence bibliographique: FÁVERO, Maria Helena; MACHADO, Conceição de Maria Couto. A tomada de consciência e a prática de ensino: uma questão para a psicologia escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.
Résumé: Neste trabalho descrevemos as fases de um procedimento de intervenção com professores de inglês de adultos, 2 homens e 2 mulheres, com média de 27 anos de idade. Identificamos as concepções dos sujeitos sobre o adulto e o processo de aquisição de uma língua estrangeira, sobre desenvolvimento e conhecimento, por meio de sessões de interação, com os objetivos de viabilizar as trocas verbais sobre o Desenvolvimento Psicológico Adulto, analisar os atos da fala e identificar e discutir as concepções e teorias que fundamentam o discurso dos sujeitos. Observamos as aulas e discutimos a prática de um dos sujeitos. Os resultados indicam a tomada de consciência sobre as implicações do Desenvolvimento Psicológico Adulto e a implicação para a prática de ensino; mudança na concepção sobre o desenvolvimento adulto; a identificação de um método de análise de intervenções feitas pelo psicólogo escolar e a identificação e a caracterização do papel deste profissional.
Abstract: This study describes the stages in an intervention procedure with English teachers of adult students- 2 male and 2 female, with an avarage age of 27. The subjects' conceptions of adult students and process of foreign language acquisition, development and knowledge were identified. Interaction sessions were held aiming to enable verbal exchanges concerning adult psychological development, analyse the speech acts and discuss the conceptions and theories behind subjects' discourse. During the second intervention, the teaching practice of one of the the subjects was observed and discussed. The results indicate consciousness taking of the implications of adult psychological development for teaching practice; the identification of a method for analysing interventions developed by school psychologists and the identification and caracterization of this professional's role.
Licença:: Psicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/26054/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.