Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/25386
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_LudotecaEspacoAbordagem.pdf1,42 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A ludoteca como espaço para uma nova abordagem de educação em saúde
Auteur(s): Dytz, Jane Lynn Garrison
Cristo, Rosilane de Carvalho
Assunto:: Educação em saúde
Jogos
Brinquedos
Promoção da saúde
Date de publication: jui-1995
Editeur: Associação Brasileira de Enfermagem
Référence bibliographique: DYTZ, Jane Lynn Garrison; CRISTO, Rosilane de Carvalho. A ludoteca como espaço para uma nova abordagem de educação em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 48, n. 2, p. 134-139, abr./jun. 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71671995000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/pCxzLQ5Mxwbs9qCcVcGfR3C/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
Résumé: Este trabalho relata as premissas e resultados obtidos na primeira fase de um projeto comunitário da faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília que tem com finalidade desenvolver uma nova abordagem de educação em saúde baseado na utilização de instrumentos e técnicas de ensino lúdicas. Nesta etapa os objetivos propostos eram: montar uma ludoteca na cidade satélite de Paranoá - Distrito Federal; conscientizar as educadoras sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento infantil; aprimorar sua atuação junto à criança através do brincar; desenvolver novas relações com a comunidade e fortalecer sua capacidade de auto-gestão na administração e manutenção do espaço lúdico. As autoras relatam as experiências vivenciadas no período de 1 ano e meio, destacando alguns fatores facilitadores e outros inibidores, além de explicar como pretendem usar a ludoteca como espaço para desenvolver esta nova abordagem de educação em saúde voltada para a promoção da saúde.
Abstract: This paper presents the premisses and results reached in the first phase of a community project of the College of Health Sciences of the University of Brasilia, whose purpose is to develop a new approach to health education based on the use of instruments and teaching techiniques envolving play. For this phase the objetives were: to set up a play room in the satellite city of Paranoá - Federal District; to make the teachers aware of the importance of play in the development of children; to improve their role in this kind of work with children; to develop new maintenance of the play center. The authors relate their experiences in the project in the period of a year and a half, pointing out certains factors which facilitated and inhibited the results, as well as explainig how they propose to use this space to develop a new approach to health education with a focus in health promotion.
Licença:: Revista Brasileira de Enfermagem - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/reben/a/pCxzLQ5Mxwbs9qCcVcGfR3C/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71671995000200005
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/25386/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.