http://repositorio.unb.br/handle/10482/24714
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2017_DyaloisioAraújoFonteles.pdf | 5,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Análise de tensões em pavimentos rígidos aeroportuários submetidos a cargas mecânicas e cargas térmicas sazonais não lineares |
Otros títulos : | Stress analysis of rigid airport pavement submitted to mechanical loads and seasonal nonlinear thermal loads |
Autor : | Fonteles, Dyaloisio Araújo |
Orientador(es):: | Evangelista Junior, Francisco |
Assunto:: | Pavimentos de concreto Pavimentos - aeroporto Variação de temperatura Método dos elementos finitos |
Fecha de publicación : | 5-oct-2017 |
Data de defesa:: | 29-may-2017 |
Citación : | FONTELES, Dyaloisio Araújo. Análise de tensões em pavimentos rígidos aeroportuários submetidos a cargas mecânicas e cargas térmicas sazonais não lineares. 2017. xv, 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumen : | O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da distribuição de temperatura não linear na espessura da placa nas tensões em pavimentos de concreto nas cidades de São Paulo e Sacramento. O presente trabalho estabelece uma metodologia para consideração de temperaturas medidas em pavimentos aeroportuários em diversas épocas do ano e observar as possíveis consequências da variação térmica para as distribuições de tensões. Desta forma, a distribuição de temperatura lineares e não lineares foram considerados para diferentes configurações das aeronaves A380 e B747 para analisar as tensões induzidas em pontos críticos do pavimento, por meio de programas que utilizam o método dos elementos finitos na solução dos problemas. Os resultados apontam que o gradiente térmico influencia diretamente as tensões de tração e compressão da placa de concreto. Para os casos do A380 e B747, os resultados mostraram que o trem de pouso completo do B747 induz maiores tensões de tração, quando gradientes de temperatura foram considerados, para ambas as espessuras analisadas. Os resultados das magnitudes das tensões mostram que as tensões de base e topo da placa são similares quando somente consideradas as tensões geradas pelo gradiente térmico linear ∆T. Entretanto, quando as tensões auto equilibrantes oriundas da distribuição de temperatura na espessura são consideradas, a cidade de Sacramento apresenta magnitudes de tensão de tração bem superiores as apresentadas pela cidade de São Paulo. Os resultados mostram e quantificam a importância da consideração da distribuição não linear de temperaturas no pavimento, uma vez que estas podem induzir maiores tensões de tração tanto na base da placa quanto no topo quando comparados com as tensões geradas somente considerando o gradiente térmico linear. |
Abstract: | The objective of this work is to analyze the effects of nonlinear temperature distribution through concrete pavement’s thickness in the magnitudes of tension stresses at the concrete plate for the cities of São Paulo and Sacramento. The proposed work establishes a methodology for considering measured temperatures in airport pavements at different times of the year and to observe the possible consequences of the thermal variation for the critical stresses. In this way, the linear and nonlinear temperature distribution were considered for different configurations of the A380 and B747 aircrafts to analyze the stresses induced at critical points of the pavement, using the finite element method to predict the stresses. The results indicate that the thermal gradient directly influences the tensile and compressive stresses of the concrete slab. For the A380 and B747 cases, the results showed that the complete gear of the B747 induces higher tensile stresses when temperature gradients are considered for both thicknesses analyzed. The results of the stress magnitudes show that the stresses at both top and bottom of the concrete plate are similar only when considering the stresses generated by the linear thermal gradient ΔT. However, when the self-balancing stresses calculated from the nonlinear temperature distribution are considered, the city of Sacramento has tensile magnitudes higher than those presented by the city of São Paulo. The results show and quantify the importance of considering the temperature distribution on the pavement, as these can induce high tensile stresses both at the base of the plate and at the top rather than considering only stresses due to linear gradient. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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