http://repositorio.unb.br/handle/10482/24542
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_ViniciusCoutinhoGuimaraesCoelho.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais |
Autor(es): | Coelho, Vinícius Coutinho Guimarães |
Orientador(es): | Silva, Daniel Guerreiro e |
Coorientador(es): | Costa, João Paulo Carvalho Lustosa da |
Assunto: | Mineração de dados (Computação) Instituições de ensino superior Ensino a distância - ambiente de trabalho Tecnologia educacional Ambientes virtuais de aprendizagem |
Data de publicação: | 15-Set-2017 |
Data de defesa: | 26-Jun-2016 |
Referência: | COELHO, Vinícius Coutinho Guimarães. Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais. 2017. ix, 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A Mineração de Dados Educacionais (do inglês, Educational Data Mining - EDM) tem sido uma ferramenta crucial para a melhora da Educação a Distância (EAD), permitindo, por exemplo, a identificação de características de participantes, a análise preditiva de desempenho bem como o reconhecimento dos tipos e padrões de aprendizado. A literatura científica apresenta uma vasta quantidade de trabalhos relacionados a ambientes educacionais de Instituições de Ensino Superior. Entretanto, tais ambientes possuem um modelo pedagógico com características específicas comuns a cursos de graduação e pós-graduação. Neste trabalho de mestrado, é proposto um modelo de aplicação de técnicas de EDM para um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) corporativo, de âmbito governamental. Foram gerados dados referentes aos logs de interação de cerca de 70 mil alunos em 45 turmas de 7 cursos na modalidade a distância da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entre 2015 e 2016. Por meio de técnicas de classificação usando árvores de decisão, verifica-se o relacionamento entre as interações realizadas pelos alunos ao longo do curso e as notas finais obtidas. Foi utilizada uma metodologia de agrupamento dos dados de interação divididos em semanas, com o intuito de viabilizar possíveis intervenções antes do término dos cursos. Foi possível concluir que o modelo proposto alcançou bons resultados quando comparados à literatura específica e que foi capaz de gerar indicadores relacionados aos perfis de interação dos alunos, que são passíveis de utilização para o combate às taxas de evasão e reprovação, nos cursos a distância ofertados por uma instituição corporativa governamental de ensino. |
Abstract: | Educational Data Mining has been a crucial tool for the improvement of Distance Education, allowing, for example, the identification of characteristics of participants, predictive performance analysis as well as the recognition of learning types and patterns. The scientific literature shows a vast amount of work related to educational environments of Higher Education Institutions. However, such environments have a pedagogical model with specific characteristics common to undergraduate and postgraduate courses. In this master's work, a model of application of EDM techniques for a corporate Virtual Learning Environment (VLE) is proposed, , of governmental scope. Data were generated for interaction logs of about 70 thousand students in 45 classes of 7 courses in the distance modality of the National School of Public Administration (Enap) between 2015 and 2016. Through classification techniques using decision trees, relationship between the interactions carried out by the students along the course and the final grades obtained is verified. A methodology was used to group the interaction data divided into weeks, in order to enable possible interventions before the end of the courses. It was possible to conclude that the proposed model achieved good results when compared to the specific literature and it was able to generate indicators related to the students interaction profiles, which can be used to combat dropout and failure rates in distance courses offered in governmental educational institution. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.24542 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.