http://repositorio.unb.br/handle/10482/24402
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_ViníciusPedreiraBarbosadaSilva_PARCIAL.pdf | 8,25 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Narrativas jornalísticas em quadrinhos : representações de identidade palestina em Joe Sacco |
Auteur(s): | Silva, Vinícius Pedreira Barbosa da |
Orientador(es):: | Mota, Célia Maria dos Santos Ladeira |
Assunto:: | Jornalismo - aspectos políticos Histórias em quadrinhos Palestina Representações identitárias Identidade cultural |
Date de publication: | 5-sep-2017 |
Data de defesa:: | 23-fév-2017 |
Référence bibliographique: | SILVA, Vinícius Pedreira Barbosa da. Narrativas jornalísticas em quadrinhos: representações de identidade palestina em Joe Sacco. 2017. 203 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Résumé: | Esta pesquisa discute quais são as representações de identidade palestina/palestinidade nas obras de jornalismo em quadrinhos de Joe Sacco, Palestina (2011) e Notas sobre Gaza (2010). Sem intenção de homogeinizar o que é ser palestino, analisamos o corpus por meio de uma abordagem narratológica sobre como as narrativas de uma nação (BHABHA, 1990), seus elementos culturais, as experiências de vida dos palestinos e percepções do próprio narrador-personagem sobre elas são representadas e significam. Para tanto, foram elaboradas dominantes temáticas sobre identidade palestina verificadas nas produções, a saber: alteridade; trauma e ressentimento; família; resistência; costumes; fronteiras; e gênero. Tendo como base metodológica a Análise Crítica da Narrativa (MOTTA, 2013) e o Sistema dos Quadrinhos (GROENSTEEN, 2015), trabalhamos tais temas conjuntamente a categorias gerais de análise da narrativa – conflito, narrador e personagem – acerca das questões de palestinidade. E, por meio de concepções teóricas dos estudos culturais, adentramos na questão de representações, identidade e diferença. Todos estes elementos, portanto, foram estudados à luz de dados históricos do conflito israelo-palestino e do desenvolvimento dos quadrinhos para o melhor entendimento contextual e estético na materialização dos testemunhos trazidos pelo jornalismo em quadrinhos de Sacco. Dessa forma, ao compartilharmos das aproximações entre quadrinhos, jornalismo e documentário, questões da dor e trauma, apresentamos a discussão de uma política de representação de alteridade. |
Abstract: | This research aims to discuss what are the representations of Palestinian Identity/Palestinianess at Joe Sacco’s comics journalism, Palestine (2010) and Footnotes in Gaza (2010). With no intention to homogenize what is to be Palestinian, we analyze the corpus through a narratological approach about how the narratives of a nation (BHABHA, 1990), its cultural elements, the Palestinians’ life experiences as well as those views from the narrator about them are presented and signify. Thus, we elaborated thematic issues about Palestinian Identity verified at these productions, as follows: otherness; trauma and resentment; family, resistance; habits; borders; and gender. As methodological basis, we used the Critical Analysis of Narrative (MOTTA, 2013) and System of Comics (GROENSTEEN, 2015) together with these thematics and general narrative categories of analysis – conflict, narrator and character – about Palestinianess. In addition, through theoretical framework from cultural studies, we argue about representations, identity and difference. All these elements, therefore, work alongside historical information about the Israeli-Palestinian conflict and comics’ development for the better contextual understanding and aesthetics for the materialization of witnessing brought by Joe Sacco’s comics journalism. In this sense, while we share approximations between comics, journalism and documentary, questions of trauma and pain, we present a discussion about a politics of representation of the otherness. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2017. |
metadata.dc.description2: | Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Capítulos 4. Metodologia e 5. Desenho como evidência. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.