Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/23986
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2017_GabrielaBarbosadeAndrade.pdf2,64 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: O ensino de genética na formação superior : uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade)
Auteur(s): Andrade, Gabriela Barbosa de
Orientador(es):: Guimarães, Maria de Nazaré Klautau
Assunto:: Genética - estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ciência - estudo e ensino
Sociedade civil - educação
Genética - estudo e ensino - material didático
Date de publication: 1-aoû-2017
Référence bibliographique: ANDRADE, Gabriela Barbosa de. O ensino de genética na formação superior: uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade). 2017. [129] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Résumé: O ensino de genética é considerado um tópico de grande relevância no ensino de ciências. Apesar de sua importância, esta subárea do ensino de Ciências é caracterizada como excessivamente descritiva e focada na memorização e repetição de conceitos, sem considerar os aspectos tecnológicos, sociais e culturais relacionados. O presente trabalho foi desenvolvido na tentativa de trazer propostas de atuação docente para o ensino de genética, desenvolvendo estratégias que visam a contextualização à luz da educação CTS. Este trabalho é norteado pela seguinte pergunta: como uma sequência didática CTS pode contribuir para solucionar o problema de contextualização no ensino de genética, na educação superior? A estratégia escolhida contou com duas etapas. A primeira delas foi a elaboração do panorama geral de uma disciplina de Genética ministrada para alunos de Ciências biológicas, na educação superior. Esta elaboração foi feita a partir de análise documental de dados arquivados e aplicação de questionários de avaliação para alunos que já haviam cursado a disciplina. O panorama geral revelou que o contexto local observado, de modo geral, possui a mesma caracterização descrita na literatura, predominando a falta de contextualização dos conteúdos científicos. A segunda etapa foi o desenvolvimento de uma proposta de intervenção constituída por uma sequência didática aplicável para alunos da educação superior que cursam a disciplina Genética em sua graduação. A sequência didática, estruturada à luz dos pressupostos da educação CTS, foi norteada pelo tema “identificação individual humana”. A avaliação desta experiência foi feita a partir de análise qualitativa e foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: 1) Anotações no diário de campo; 2) Gravação de áudio das aulas; 3) Questionário de avaliação. A análise desta experiência mostrou que os alunos participantes passaram a enxergar o processo de ensino/aprendizagem de forma mais crítica e reflexiva, sendo capazes de associar o conhecimento científico estudado a outros fatores que enriqueceram a sua formação. A sequência didática também pareceu favorecer a reflexão e tomada de decisão a respeito de temas sociais importantes relacionados à genética. Os resultados deste trabalho revelam que a educação CTS pode trazer muitos benefícios ao ensino de genética, favorecendo a compreensão de conceitos e uma educação mais contextualizada, que possa tornar os alunos mais participativos tanto na construção do conhecimento quanto nas decisões que precisará tomar enquanto cidadão.
Abstract: Genetics is considered a topic of great relevance in Science teaching. Despite its importance, this subarea of Science teaching is characterized as excessively descriptive and focused on the memorization and repetition of concepts, which do not consider the technological, social and cultural aspects related to it. This study was developed in an attempt to present teaching proposals for genetics that develop strategies that aim at contextualizing through STS education. This work is oriented by the following question: how can an STS didactics contribute to solve the contextualizing problem in genetics teaching, in higher education? The chosen strategy had two stages. The first one was the elaboration of a general overview of a Genetics subject taught to Biological Science students, in higher education. This elaboration was made from document analysis of filed data and application of evaluation questionnaires for students who had already taken the subject. The general overview revealed that the local context observed, in general, has the same characterization described in the literature, where the lack of contextualization of scientific contents prevails. The second stage was the development of an intervention proposal, constituted of a didactics sequence applicable to higher education students who take the subject Genetics in their undergraduate course. The didactics sequence, which was structured under the concepts of STS education, was oriented by the theme “human individual identification”. The evaluation of this experience was carried out from qualitative analysis and the following data collection tools were used: 1) Notes in the field diary; 2) Audio recording of the classes; 3) Evaluation questionnaire. The analysis of this experience showed that the students started to see the teaching/learning process in a more critical and reflexive manner, being capable of associating the scientific knowledge studied to other factors that enhance their formation. The didactics sequence also seemed to favor the reflection and decision-making process regarding important social themes related to genetics. The outcomes of this work showed that STS education can bring many benefits to genetics teaching, favoring the understanding of concepts and a more contextualized education, which may make students become more involved in the knowledge construction as well as in the decisions they will have to make as a citizen.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23986
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/23986/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.