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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23469
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Title: Qualidade do Ensino Médio na percepção de duas comunidades escolares : subsídios para gestores públicos
Authors: Fernandes, Petra Kaari
Orientador(es):: Miranda, Luciana de Oliveira
Assunto:: Educação - política pública
Educação - avaliação
Gestão educacional
Issue Date: 9-May-2017
Citation: FERNANDES, Petra Kaari. Qualidade do Ensino Médio na percepção de duas comunidades escolares: subsídios para gestores públicos. 2017. 194 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: O cenário do Ensino Médio no Brasil é desafiador. Segundo o Ministério da Educação, apenas 58% dos jovens entre 15 e 17 anos estão nessa etapa de ensino e, em termos de proficiência, “mais de 75% dos alunos estão abaixo do esperado, e por volta de 25% encontram-se no nível zero, ou seja, mais de dois milhões de jovens não conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de português e matemática” (BRASIL, 2016c, p. 2). Frente a essa conjuntura, como melhorar a qualidade educacional e como agir em termos de política pública? A partir de estudo de caso múltiplo, esse trabalho visa propiciar subsídios a gestores públicos que atuam na área educacional. Para isso, primeiramente, recorreu-se à legislação e à literatura nacional e internacional com vistas a se compreender a respeito do conceito sobre qualidade em educação e dos elementos que a compõem. Com essa base teórica foi-se a campo investigar a percepção de duas comunidades escolares sobre educação de qualidade e os desafios para a sua concretização. Participaram da pesquisa diretores, coordenadores pedagógicos, docentes e estudantes de duas escolas públicas regulares de Brasília-DF, as quais obtiveram as melhores notas, entre seus pares, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) edições 2014 e 2015. Dessa forma, o estudo buscou responder o seguinte problema de pesquisa: Quais são os principais desafios para a implementação de um Ensino Médio de qualidade? Como resultado observou-se que a maioria dos profissionais de ambas as escolas tem como conceito de educação de qualidade a formação integral do indivíduo, voltada não só para o mercado de trabalho, mas para o exercício da cidadania. Entre os principais desafios, sugestões e demandas, apontados pelos profissionais para a melhoria educacional estão: tornar a educação prioridade dentro dos governos federal e distrital; tornar a escola atual e atrativa aos estudantes; flexibilizar o currículo de modo a atender o objetivo de vida do estudante, o qual pode ser ensino técnico, superior ou profissão não alinhada ao mundo acadêmico, como evidenciado na pesquisa; fortalecer e investir no Ensino Médio, mas também no ensino fundamental; aumentar os recursos financeiros e repassá-los tempestivamente; ampliar a autonomia no gasto e na gestão de pessoas, assim como melhorar a área administrativa das escolas, tanto em termos de pessoal capacitado, como de sistemas informatizados; estabelecer boa comunicação entre todos os envolvidos; diminuir a rotatividade de pessoal; valorizar a classe docente financeiramente e em termos de participação na elaboração das políticas públicas; capacitar o professorado em tecnologia; capacitar o coordenador pedagógico para a função; diminuir o número de alunos por sala; realizar pré-diagnóstico do aluno para verificar seus conhecimentos pregressos com vistas a atendê-lo de forma mais apropriada; aperfeiçoar o sistema de aulas, de avaliação e o reforço escolar com o objetivo de mitigar deficiências do ensino fundamental; aprimorar o ambiente tecnológico, incluindo internet de alta velocidade; melhorar a temperatura das salas de aula, pois o telhado é de metal. Para os diretores, um dos principais desafios refere-se à gestão de pessoas, tanto em termos de alinhamento de percepção com os coordenadores pedagógicos eleitos pelos docentes, como em relação à resistência de professores em aperfeiçoar a didática e em aceitar novas práticas. Do ponto de vista geral, foram destacadas a necessidade de se melhorar o ensino fundamental e a urgência em se obter apoio das famílias no fortalecimento da escola pública, pois não basta uma escola que eduque, motive e discipline, se não há o reforço positivo por parte das famílias no empoderamento da equipe escolar e na orientação dos filhos para o futuro. A partir da pesquisa, foi possível constatar que sem a atuação conjunta, efetiva e determinada de todos os envolvidos: poder público, profissionais da educação, estudantes, famílias e sociedade em geral, a melhoria da qualidade educacional será sempre pontual e precária.
Abstract: The picture of high school education in Brazil is challenging. According to the Ministry of Education, only 58% of teenagers aged between 15 and 17 are in this stage of education and, in terms of proficiency, "over 75% of students are below the expected level, and around 25% are at level zero, i.e. more than 2 million young people have fail to apply the knowledge they acquired in Portuguese and Mathematics" (BRASIL, 2016c, p. 2). In light of this situation, how would it be possible to improve educational quality and to translate it in terms of public policy? Based on a multiple case study, the present work aims to provide subsidies for decision-making of public officials working in the education field. For this, firstly the legislation and the national and international literature on the topic were analyzed in order for the concept of quality in education and the elements that make it up to be understood. On this theoretical basis a field research was carried out to investigate the understanding of two school communities on quality of education and the challenges to its implementation. School principals, pedagogical coordinators, teachers and students from two regular public schools in Brasilia participated in the research. Both schools obtained the best rates among their peers in the 2014 and 2015 National High School Exam (ENEM). Therefore, the study sought to answer the following research problem: what are the main challenges for the implementation of a quality high school education? It was seen that most of the education practitioners from both schools have as a concept of quality education an all-round formation of the individual, designed not only for the labour market, but also for participating fully in civic life. Among the main challenges, the following suggestions and demands singled out by these education practitioners for educational improvement can be highlighted: making education a priority at federal and state level; making schools modern/contemporary and attractive to students; making the curriculum more flexible in order to meet the students’ goals in life, which may be connected to vocational education, or higher education, or to profession not necessarily aligned to the academic world, as shown in the research; strengthening and investing in high school education, but also in middle schools; increasing financial resources and transferring them promptly; increasing the autonomy in spending and management of school personnel; improving the administrative field, both in terms of personnel and computerized systems; assuring good communication among people; decreasing staff turnover; valuing teachers both financially and in terms of participation in public policy-making; empowering teachers in terms of technology; qualifying the pedagogical coordinator; decreasing the number of students per class; pre-assessing students previous knowledge in order to serve them in a more appropriate way; improving the system of teaching, school evaluation and reinforcement classes in order to mitigate shortcomings in elementary schools; advancing the technological environment, including high speed internet; improving schools facilities such as classroom temperature. As reported by the school principals, one of the main challenges refers to people management, both in terms of alignment of perception with the pedagogical coordinators and teachers’ resistance to improving teaching and accepting new practices. From a general point of view, the need for improvement in basic education and the urgency in obtaining support from families for the purpose of strengthening public schools were highlighted. That’s because a school that educates, motivates and disciplines may not be enough if there is no positive reinforcement by families with a view to empower school practitioners and to guide children for the future. From the research it was found that without joint, effective and determined action from all those involved, that is government, education practitioners, students, families and society as a whole, improvement in quality education will always be ephemeral and precarious.
Resumen: La escena de la enseñanza media en Brasil es desafiante. Según el Ministerio de Educación, sólo el 58% de los jóvenes entre 15 y 17 años están en esta etapa de la educación y, en términos de competencia, "más del 75% de los estudiantes están por debajo de lo esperado, y alrededor del 25% están en a nivel cero, es decir, más de 2 millones de jóvenes no aplican los conocimientos adquiridos en las disciplinas de portugués y matemáticas" (BRASIL, 2016c, p. 2). ¿Ante esta situación, cómo mejorar la calidad educativa y actuar en términos de política pública? A partir de un estudio de caso múltiple, este trabajo tiene como objetivo proporcionar subsidios a gestores públicos que trabajan en el área educativa. Con este propósito, primeramente se recurrió a la legislación y a la literatura nacional e internacional con el fin de entender el concepto de calidad en la educación y en los elementos que la componen. Con esta base teórica, se fue a campo para investigar la percepción de dos comunidades escolares sobre calidad y los retos para su implementación. Participaron en la investigación directores, coordinadores pedagógicos, maestros y alumnos de dos escuelas públicas regulares de Brasilia-DF que obtuvieron las mejores calificaciones entre sus pares, en las ediciones 2014 y 2015 del Examen Nacional de la Enseñanza Media (ENEM). De esta manera, el estudio intentó responder al siguiente problema de investigación: ¿Cuáles son los principales desafíos para la implementación de una escuela de alta calidad? Como resultado, se observó que la mayoría de los profesionales de ambas escuelas tiene como concepto de calidad de la educación la formación integral del individuo, dedicada no sólo al mercado de trabajo, sino al ejercicio de la ciudadanía. Entre los principales retos, propuestas y demandas señaladas por los profesionales para la mejora educativa están: hacer de la educación una prioridad dentro de los gobiernos federal y local; hacer de la escuela actual algo atractivo a los estudiantes; hacer que el plan de estudios sea más flexible con el fin de cumplir con el objetivo de la vida de los estudiantes, que puede ser formación técnica, educación superior o no alineada con el mundo académico, como se evidencia en la investigación; fortalecer e invertir en la escuela secundaria, pero también en la primaria; incrementar los recursos financieros y transferirlos en el plazo previsto; ampliar la autonomía de gasto y gestión de personal, así como mejorar el área administrativa de las escuelas, tanto en términos de personal competente con respecto a los sistemas computarizados; establecer buena comunicación entre todos los involucrados; disminuir la rotación de personal; mejorar el cuerpo docente financieramente y en términos de participación en la elaboración de políticas públicas; capacitar al profesorado en materia de tecnología; capacitar al coordinador pedagógico para la función; disminuir el número de alumnos por clase; realizar prediagnóstico del alumno para verificar sus conocimientos regreso a fin de atenderlo de modo más conveniente; perfeccionar el sistema de clases, de evaluación y el refuerzo escolar con el fin de mitigar las deficiencias de la escuela primaria; mejorar el entorno tecnológico, incluyendo alta velocidad a internet; mejorar la temperatura de las aulas en las que el techo es de metal. Para los directores, uno de los principales retos que se destaca se refiere a la gestión de personas, tanto en términos de alineamiento con los coordinadores pedagógicos elegidos por los profesores como en relación a la resistencia de los docentes para mejorar la didáctica y a aceptar nuevas prácticas. Desde un punto de vista general, se destacó la necesidad de mejorar la educación primaria y la urgencia en obtener el apoyo de las familias en el fortalecimiento de la escuela pública, pues no basta una escuela que educa, que motiva y que discipline si no hay ningún refuerzo positivo de parte de las familias en relación al empoderamiento del equipo escolar y a la orientación de los niños para el futuro. De la investigación realizada, se constató que sin una acción conjunta, eficaz y decidida de todos los involucrados, es decir, el gobierno, los profesionales de la educación, los estudiantes, las.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública,, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23469
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